Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado

Conselho irá avaliar relatório elaborado pela comissão eleitoral para composição da lista tríplice.

26/06/2024 às 10h22

26/06/2024 às 12h40

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reúne, na manhã desta quarta-feira (26), para deliberar sobre resultado das eleições para reitor e vice-reitor da instituição. Durante a reunião, representantes dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos irão apreciar o relatório elaborado pela comissão eleitoral e decidir se homologam, ou não, o resultado da consulta feita à comunidade acadêmica.

Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado - (Rodrigo Carvalho/UFPI) Rodrigo Carvalho/UFPI
Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado

O relatório apresentado traz detalhes sobre o pleito, como a quantidade de votos por centro e campus, assim como a prestação de contas de cada chapa. De acordo com o membro da comissão eleitoral e diretor do Centro de Tecnologia (CT), prof. Dr. Marcos Lira, o relatório irá demonstrar que o processo eleitoral ocorreu sem intercorrências.

“O Conselho deve se ater aos fatos relatados pela comissão eleitoral. A comissão disse a quantidade de votos que cada chapa obteve, que não teve nenhuma contingência ou ocorrência que desqualificasse o processo, que correu tudo dentro da mais absoluta lisura, inclusive, aprovando a prestação de contas das três chapas”, afirma o professor.

Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado - (Rodrigo Carvalho/UFPI) Rodrigo Carvalho/UFPI
Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado

Após a conclusão do relatório, as chapas tiveram um prazo para entrar com recurso caso julgassem improcedente algum item contido no relatório. “Nenhuma das chapas entrou com recurso, considerando que o relatório da comissão era verdadeiramente mais fidedigno a essa realidade que a gente teve naquela consulta”, destaca Marcos Lira.

A expectativa, segundo o diretor do CT, é de que o relator designado pelo Consun, o professor Newton Freitas, aprove o relatório. Se o resultado for homologado, a lista tríplice será enviada ao Governo Federal. De posse da lista, o presidente da República nomeará os novos reitor e vice-reitor e só então eles poderão tomar posse.

Do lado de fora da reitoria, alunos e integrantes da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) cobram que o resultado da eleição seja respeitado. No início do mês, a Adufpi já havia manifestado preocupação com a demora na homologação do resultado. Na época, a associação destacou que isso compromete o andamento regular das atividades institucionais.

Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado - (André dos Santos/O Dia) André dos Santos/O Dia
Eleição na UFPI: Conselho Universitário se reúne para deliberar sobre resultado

Resultado

A eleição para reitor e vice-reitor da UFPI ocorrida no dia 15 de maio foi a primeira da história da universidade a contar com três mulheres encabeçando as chapas. Além de Nadir Nogueira e Edmilson Miranda, também concorreram a professora Lívia Nery, tendo o professor Welter Cantanhêde como candidato a vice-reitor; e Flávia Lorenne, tendo como candidato a vice o professor Viriato Campelo.

A consulta à comunidade acadêmica resultou no seguinte resultado:

Chapa 1 - Lívia Nery e Welter Cantanhêde: 3.732 votos (35,20%)

Chapa 2 - Nadir Nogueira e Edmilson Miranda: 7.101 votos (48,02%)

Chapa 3 - Flávia Lorenne e Viriato Campelo: 1.425 votos (16,78%)

Deputados aprovam requerimento sobre eleição na UFPI

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai encaminhar à UFPI (Universidade Federal do Piauí) ofício solicitando informações a respeito da homologação da consulta eleitoral para o quadriênio 2024-2028. O requerimento apresentado pelo presidente Franzé Silva (PT) foi aprovado na sessão plenária dessa terça-feira (25).

“A consulta à comunidade universitária tem sido realizada não só no Piauí, mas no Brasil, como forma de assegurar que a vontade popular seja respeitada, garantindo a boa governança democrática, a estabilidade e segurança jurídica, fundamental para que uma Universidade do porte da UFPI possa continuar a exercer suas diversas atividades, de forma eficiente e democrática, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão”, justifica o parlamentar no requerimento.

Ainda no campo da educação, os deputados aprovaram requerimento solicitando à Secretaria de Estado da área a reforma e a ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral Joaquim Antônio da Cunha Lustosa, localizado na cidade de Corrente. A matéria foi apresentada por Elisângela Moura (PCdoB).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.