Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em busca de investimentos, Rafael Fonteles pede autorização para nova viagem internacional

O pedido do Executivo foi lido nesta terça-feira (27) no plenário da Casa e será apreciado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

28/02/2024 às 08h46

28/02/2024 às 08h46

O governador Rafael Fonteles (PT) já tem programação para uma nova viagem internacional na busca de atração de investimentos e parcerias para o Piauí. A Mensagem do Executivo solicitando a nova viagem foi lida durante sessão plenária desta terça-feira (27) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), ao qual já foi encaminhado para análise das Comissões Técnicas.

Dessa vez, Rafael Fonteles planeja visitar países após o Oceano Atlântico, como a Índia entre os dias 9 e 13 de março; Singapura entre os dias 14 e 16 de março; e Austrália entre os dias 17 e 21 de março. Na mensagem endereçada à Alepi, o governador argumenta que a viagem tem como objetivo promover a atração de investimentos e parcerias.

Em busca de investimentos, Rafael Fonteles pede autorização para nova viagem internacional - (Divulgação/Ccom) Divulgação/Ccom
Em busca de investimentos, Rafael Fonteles pede autorização para nova viagem internacional

De acordo com a mensagem, na Austrália, serão contempladas pautas relativas às agendas estadual e global de transição energética e energias renováveis; já em Singapura, a missão abordará educação e ensino técnico profissionalizante. Na Índia, os compromissos ocorrerão na região de Bengaluru, polo tecnológico do país.

O pedido do Executivo foi lido nesta terça-feira (27) no plenário da Casa e será apreciado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

Viagens internacionais

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou diversas viagens internacionais em seu primeiro ano de mandato. O gestor visitou 14 países no último ano de 2023. De acordo com Rafael Fonteles, o objetivo das viagens é promover o estado no exterior, atrair investimentos e trocar experiências com outros países. As viagens foram focadas em três áreas:

Hidrogênio verde: O Piauí tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no setor.

Energias renováveis: O Estado também tem um grande potencial para a produção de energias renováveis, como solar e eólica. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir nesses setores.

Agronegócio: O Piauí é um importante produtor de grãos e carne. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no agronegócio piauiense.

Troca de experiências: Outro ponto defendido pelo governador nas viagens internacionais é a troca de experiências. No exterior o governador assinou memorandos nas áreas de segurança, observando a experiência praticada na Coreia do Sul, em Portugal, Espanha e Alemanha o gestor buscou aprendizado no setor de indústria de pesca e portos. Já nos Estados Unidos o governador assinou troca de conhecimento na área de educação.

Com edição de Nathalia Amaral.