Apresentar as potencialidades e oportunidades econômicas do Piauí. Foi esse o objetivo da palestra apresentada nesta segunda-feira (08) pelo governador Rafael Fonteles no Centro de Convenções de Teresina. Intitulada de “Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí”, a roda de conversa contou com a participação de mais de 1.200 pessoas para discutir sobre os setores econômicos do Piauí, investimentos e retorno social para quem aqui vive.
LEIA TAMBÉM
Rafael elencou alguns eixos principais de discussão: Agropecuária e Agroindústria, Energias Renováveis e Indústrias de Produtos Verdes, Mineração e Indústria de Produtos Minerais, Logística, Tecnologias da Informação e Comunicação e Inteligências Artificiais, Turismo, Serviços de Saúde e Educação, Biotecnologia e Bioeconomia, Empreendimento de Pequeno Porte, Agricultura Familiar e Economia Criativa.
O governador destacou a necessidade de alinhamento entre o setor público e o setor empresarial para garantir o desenvolvimento socioeconômico para os piauienses.
Durante a palestra, o chefe do Executivo do Piauí destacou que premissas que devem nortear a conduta dos agentes públicos, agentes empresariais e as entidades da sociedade civil para que, segundo o gestor, “todos falem a mesma língua e criem consenso para atuar na mesma direção do desenvolvimento”.
No evento, o governador apresentou ainda resultados das missões internacionais lideradas até então, enfatizando a abertura econômica do Piauí para o mercado estrangeiro. Rafael já realizou oito viagens desde o início de sua gestão apresentando as riquezas e diferenciais do Piauí para investidores, empresários e empreendedores.
Durante o evento foram divulgados também os primeiros impactos do PRO Piauí 10 e PRO Piauí 100. O primeiro programa prevê um aporte de R$ 10 bilhões de investimento público, enquanto o segundo visa atrair investimentos privados, alavancados pelos aportes públicos, com expectativa de captar mais de R$ 100 bilhões do setor privado até 2026.
“O governador quer mostrar todos os projetos em curso. Ele lançou no ano passado ainda o programa Pro Piauí 100 e 10. A ideia é trazer as primeiras empresas que já foram anunciadas" disse o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida.
Presente no evento, o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, comentou um dos principais eixos de investimento definidos pelo Governo: o da Educação. O gestor destacou a ampliação das escolas de tempo integral como meio de transformação social de longo prazo.
“A ampliação e universalização do tempo integral em todas as escolas compõem um conjunto de políticas públicas que vão olhando a partir do valor de não deixar ninguém pra trás, estruturando oportunidades de emprego, renda e transformação de longo prazo para o estado do Piauí" destacou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.