Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em três meses, 6 mil mandados contra suspeitos de violência doméstica foram cumpridos no Piauí

Dado foi divulgado pelo TJ-PI nesta segunda-feira (25); ameaça e violência contra a mulher são os principais motivos de demanda por mandados judiciais.

25/03/2024 às 16h39

25/03/2024 às 16h39

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) divulgou nesta segunda-feira (25) dados sobre a realidade da violência de gênero na região. De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TJ-PI, entre 1º de janeiro a 15 de março deste ano, foram cumpridos 6.790 mandados contra suspeitos de violência doméstica no estado.

Em três meses, 6 mil mandados contra suspeitos de violência doméstica foram cumpridos no Piauí - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Em três meses, 6 mil mandados contra suspeitos de violência doméstica foram cumpridos no Piauí

Esse número representa uma demanda por justiça e proteção para as mulheres piauienses que enfrentam situações de violência em seus lares. A análise comparativa revela que os dados deste ano estão em linha com os registros do mesmo período de 2023, quando foram cumpridos 6.539 mandados relacionados à violência contra a mulher.

Além disso, o levantamento aponta que a violência doméstica e as ameaças são os principais motivos de demanda por mandados judiciais. Em 2024, os mandados relacionados a ameaças totalizaram 7.649 cumprimentos.

Para o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí (Sindojus-PI), Carlos Henrique Bezerra Sales, esses dados refletem a efetividade do trabalho desempenhado pela categoria em garantir uma justiça mais ágil e próxima do cidadão. “Uma categoria essencial para o judiciário brasileiro, o elo entre a justiça e o cidadão que precisa dessa proximidade com a justiça”, destacou o presidente.

Em março, mais de 150 pessoas foram presas no Piauí por violência contra a mulher

Durante o mês de março, pelo menos 150 pessoas foram presas no Piauí acusadas de violência de contra a mulher. As prisões foram efetuadas no âmbito da Operação Átria, que acontece em todo o Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça para combater a violência doméstica e fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas.

Ao todo, foram efetuadas 158 prisões em flagrante e cumpridos 11 mandados de prisão preventiva. A polícia também requereu mais de 400 medidas protetivas de urgência.

_______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.