Os estudantes que fizeram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí demonstraram confiança ao deixarem as salas de aulas no final da tarde deste domingo (05). A realização das provas teve início as 13h30 e a partir das 15h30 a saída dos alunos foi permitida, porém sem o caderno de questões. Ao todo, serão cinco horas e trinta minutos de aplicação, com encerramento às 19h para os participantes regulares. Aqueles que adquiriram tempo adicional, por meio da solicitação de atendimento especial, terão mais uma hora para concluir o exame.
Uma das primeiras a deixar a sala no Campus Central do Instituto Federal do Piauí, Rosangela Silva demonstrou confiança e viu com bons olhos o tema da redação.
Neste ano os participantes deverão discorrer sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, respeitando os critérios disponibilizados no portal do Inep e na Cartilha de Redação do Enem 2023.
Já para o maranhense Nayan vitor a convivência ajudou na hora de fazer a redação. "O tema foi facil dele desenvolver por que eu sinto pelo convivio com as minhas amigas. Elas reclamam do trabalho dela não ser valorizado. muitas vezes nem tem trabalho", afirmou.
Invisibilidade acontece muito
Outra que também deixou o local de prova confiante foi a estudante Júlia Marinho. Para ela o tempo foi contemporâneo e atual. "O fato de ser mulher me ajudou no desenvolvimento do tema da redação. Essa invisibilidade acontece muito e nós mulheres somos esquecidas", disse a jovem.