Os estudantes da rede estadual de ensino de Teresina e da Grande Teresina vão receber mais de 5 mil cheques-livros para serem usados na 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontece de 11 a 20 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI.
Neste ano, 100 mil reais serão convertidos em cheques-livros. Os 5 mil estudantes contemplados terão o valor de R$ 20,00 para adquirir os livros durante a feira. Para contribuir com a programação do Salipi, os professores da rede estadual de ensino poderão participar do Seminário Língua Viva e outras atividades que acontecerão durante todo evento.
Para Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o Salipi 2023 será um momento inesquecível para a comunidade piauiense e se firmará como uma edição exemplar para a cultura do Piauí e a educação em nível nacional.
“O grande propósito dessa feira é incentivar a leitura, fortalecer a aquisição de livros, divulgar nossos escritores, a arte e a cultura do nosso Estado e do nosso país. Ações como essa ajudam a impulsionar o acesso das crianças e dos jovens piauienses ao mundo das letras, dos livros, dos autores, da leitura e da escrita, além de movimentar a nossa economia”, afirmou.
De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o investimento vai proporcionar uma experiência rica para os jovens e as crianças da escola pública.
“O Governo do Piauí vai dobrar o valor de investimento para o Salipi a cada ano. Para que esse fomento à leitura seja um exemplo para o Brasil e para o mundo. Nós vamos muito longe com a nossa Educação, valorizando o livro nos seus mais diversos formatos”, declarou.
Salipi 2023
Com o tema “Com livros há esperança, e com esperança, liberdade", o 21º é uma celebração da literatura e da cultura brasileira. O evento que antes acontecia tradicionalmente no mês de junho, mudou de data. A partir desse ano, o SaLiPi acontecerá no mês de agosto para comemorar o aniversário de Teresina.