Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Geração de emprego e transformação digital serão destaques no PPA, diz Washington Bonfim

As diretrizes do PPA são norteadas pelo plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral do ano passad

11/07/2023 às 16h37

21/09/2023 às 22h45

O Plano Plurianual (PPA) da gestão Rafael Fonteles (PT), que começou a ser debatido no início desta semana, terá como ponto alto a geração de emprego e renda, transformação digital do estado e meio ambiente. O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, comentou que essas diretrizes são norteadas pelo plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral e que terminou com a vitória do governador no ano passado.

Na geração de emprego, a meta do governo é gerar no período de quatro anos 80 mil novos empregos em todo o estado, o que passa pela mudança da estrutura educacional com ensino de tempo integral e profissionalizante. Já no meio ambiente, a ideia é a atração de investimento na área de hidrogênio verde

Washington Bonfim  - (Assis Fernandes /  O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Washington Bonfim

Bonfim revelou ainda que a transformação digital dos serviços ofertados pelo governo estará no Plano. “Hoje a gente depende da tecnologia para as mínimas coisas. Estamos planejando o GovPI Cidadão, com os serviços de marcação de consultas, histórico escolar de um aluno. Implantar uma política que o governador Rafael chama de cidadãocentrismo, ou seja, fazer com que a administração olhe para a necessidade do cidadão e para que ele tenha uma vida mais facilitada”, comentou em entrevista à O Dia Tv.

Por outro lado, o secretário afirmou que o PAA também irá ouvir as demandas específicas das diferentes regiões do estado para que o governo conheça as necessidades dos municípios. Bonfim também lembrou que áreas como saúde e segurança, que são as maiores reclamações da sociedade, serão contempladas.

“O Piauí é dividido em 12 territórios de desenvolvimento. Quem mora em Parnaíba e quem mora em Corrente mora no mesmo estado, mas tem prioridades muito diferentes. Até do ponto de vista de meio ambiente temos condições diferentes, como seminário, litoral. O que queremos é que os representantes determinem as prioridades”, disse. 

O PPA

O primeiro ano da gestão de Rafael Fonteles está sob o Plano Plurianual (PPA) aprovado na última gestão de Wellington Dias. Agora, o governo irá produzir o Plano para os próximos três anos de gestão e mais o primeiro ano da gestão seguinte (PPA 2024-2027). O PPA norteia a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é votada a cada ano.

Mais sobre: