Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador Rafael Fonteles encerra agenda na Índia e segue para Singapura

No último dia o governador Rafael Fonteles discutiu uma parceria com o Departamento de Eletrônica, Tecnologia da Informação, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia do Governo de Karnataka

13/03/2024 às 12h33

Em seu último compromisso oficial na Índia, o governador Rafael Fonteles visitou, nesta quarta-feira (13), o ArtPark AI & Robotics Technology Park, um dos principais centros de excelência em tecnologia do país, localizado em Bangalore, capital do estado de Karnataka. Durante a visita, o governador colheu experiências e discutiu a possibilidade de uma parceria nas áreas de inteligência artificial e robótica.

O parque tecnológico visitado contribui com o desenvolvimento de projetos inovadores e startups voltadas à robótica avançada, sistemas autônomos e Inteligência Artificial nas áreas da saúde, automação para logística e habilidades da IA. O aumento no número de casos de dengue, problema também enfrentado na Índia, além das mudanças climáticas, foram alguns dos problemas discutidos durante reunião entre o governador Rafael Fonteles e a equipe do ArtPark.

Governador Rafael Fonteles durante reunião com empresários na Índia - (CCOM Piauí) CCOM Piauí
Governador Rafael Fonteles durante reunião com empresários na Índia

Durante a visita, o governador enfatizou a importância de parcerias para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e enfrentar desafios sociais e governamentais.

“Estou impressionado com a qualidade desse centro, que é especialista em resolver alguns problemas específicos enfrentados pela sociedade a partir de inovações e tecnologias. Então, temos interesse em estabelecer uma cooperação e explorar novas oportunidades de inovação”

Rafael FontelesGovernador do Piaui

O diretor do programa "Iniciativas de Saúde", dr. Bhaskar Rajakumar, participou do encontro e o avaliou de forma positiva. Segundo o diretor, o objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de uma colaboração mútua e como uma parceria poderia contribuir com a resolução de problemas específicos. “Existem várias iniciativas onde podemos trabalhar juntos e trocar experiências. Alguns problemas que temos são semelhantes. Então, estamos realmente interessados em tornar essa parceria uma realidade no futuro”, destacou o dr. Bhaskar Rajakumar.

Governador Rafael Fonteles durante reunião com empresários na Índia - (CCOM Piauí) CCOM Piauí
Governador Rafael Fonteles durante reunião com empresários na Índia

Parceria com a Índia

Ainda nesta quarta (12) o governo discutiu uma parceria com o Departamento de Eletrônica, Tecnologia da Informação, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia do Governo de Karnataka. A proposta é para assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com o estado indiano, considerado o quarto maior centro de inovação do mundo e o maior da Ásia, na busca de fortalecer o ecossistema de inovação no Piauí.

O acordo foi discutido em encontro do governador do Piauí com a secretária do Departamento de Tecnologia de Karnataka, Ekroop Caur. Na oportunidade, Rafael Fonteles destacou as similaridades entre Brasil e Índia, reforçou o interesse em firmar acordos de cooperação e enfatizou a presença marcante de empresas unicórnios no estado indiano e os recursos captados por elas. As empresas unicórnios são startups com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. Ao todo, Karnataka possui 45 dessas.

Governador Rafael Fonteles durante reunião com empresários na Índia - (CCOM Piauí) CCOM Piauí
Governador Rafael Fonteles durante reunião com empresários na Índia

Agenda continua em Singapura (Ásia)

Depois de passar pela Índia, o governador Rafael Fonteles segue para Singapura. Por lá, o foco da missão será na área da educação, gestão da água e indústria têxtil. A comitiva conhecerá modelos de educação profissional e técnica, além de visitar a Academia de Professores de Singapura e o Instituto Nacional de Educação. Também estão agendadas visitas à Agência Nacional de Água, ao Instituto de Educação Técnica para explorar oportunidades de cooperação e aprendizado mútuo, e à sede da Shein, varejista online global com atuação também no Brasil.

Com informações CCOM