Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo do Piauí lançará programas PRO Piauí com investimentos de R$ 10 bilhões

A estratégia é utilizar os resultados do primeiro programa para impulsionar o segundo, esperando que os investimentos públicos gerem também investimentos privados.

15/07/2023 às 15h45

28/09/2023 às 03h40

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), realizará o lançamento dos programas PRO Piauí 10 e PRO Piauí 100 na próxima segunda-feira (17).

O PRO Piauí 10 é um programa de investimento, e tem como foco o desenvolvimento econômico e social. A estimativa, segundo o governo, é um aporte de R$ 10 bilhões em investimentos públicos.

Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo Estadual - (Divulgação) Divulgação
Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo Estadual

Além disso, na ocasião será lançado o PRO Piauí 100, que atrairá investimentos privados por meio da Investe Piauí. A estratégia é utilizar os resultados do primeiro programa para impulsionar o segundo, esperando que os investimentos públicos gerem também investimentos privados, como explicou o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, ressalta que os investimentos do setor público resultarão em aportes de médias e grandes empresas em setores estratégicos do estado, como mineração, energias renováveis, hidrogênio verde, agronegócio, frigoríficos e turismo.

“Nos próximos quatro anos, o investimento em infraestrutura vai melhorar o ambiente de negócio do estado, assegurando competitividade à iniciativa privada que decidir investir no Piauí”, argumentou Victor Hugo.

Os dois programas foram planejados para atuar em três eixos fundamentais, abrangendo 11 áreas: infraestrutura (com foco em mobilidade urbana, transportes e infraestrutura hídrica), desenvolvimento econômico (aporte de capital, desenvolvimento rural, turismo e transformação digital) e transformação social (segurança e justiça, saúde, educação e desenvolvimento).

Um dos destaques desta vez são os investimentos na área da educação, conforme mencionado por Washington Bonfim. Além dos projetos em andamento para a reforma de unidades escolares, haverá aquisição de equipamentos. No eixo de desenvolvimento econômico, será dada ênfase à melhoria e ampliação da oferta digital de serviços públicos, bem como à modernização da gestão pública.

A solenidade de lançamento dos PRO Piauí 10 e PRO Piauí 100 acontecerão às 11h30 no Palácio de Karnak e contará com a presença de gestores, representantes políticos e da sociedade civil.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: