Encerram nesta terça-feira, 22 de agosto, as inscrições para os motoristas interessados em participar do projeto que vai custear os serviços da mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para D ou E de forma gratuita.
A ação faz parte do programa Mais Motoristas, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), e pretende formar motoristas capacitados para que possam conduzir ônibus e caminhões com segurança pelas rodovias do país. Clique aqui para baixar o edital e realizar a inscrição.
Para ter sua inscrição aceita, o candidato precisa:
- Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição.
- Possuir carteira de motorista em situação válida na categoria B (há pelo menos 24 meses), categoria C (há pelo menos 12 meses) ou categoria D (há pelo menos 12 meses), e demais condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais.
Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Além de bancar todas as despesas da troca de CNH, o programa Mais Motoristas vai transformar o motorista comum em um motorista profissional. Os alunos vão ter instruções em um simulador de última geração e aulas práticas com veículos pesados, como caminhões, ônibus e carretas.
De acordo com Cristian Campelo, diretor Sest Senat, o principal objetivo é contribuir para o fortalecimento do setor do transporte e disponibilizar profissionais cada vez mais capacitados.
“Acredito que profissionais com habilitação e proficiência comprovada para condução de veículos estão em maior proximidade com as empresas contratantes. Isso aumenta a empregabilidade e garante mais segurança no trânsito”, explicou.
Saiba como emitir a sua segunda via de CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importante para todo condutor piauiense, tanto por conta de ser sua licença para dirigir veículos automotores como também por ser um documento pessoal de identificação. Portanto, sua perda tem que ser imediatamente resolvida com solicitação da segunda via.
Atualmente existem duas maneiras de solicitar a segunda via da CNH: pela internet ou presencialmente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). Veja o passo-a-passo:
1. Você pode solicitar pela Requisição Online que fica localizada na página inicial do nosso site (www.detran.pi.gov.br), realizando o pagamento da taxa de ”SEGUNDA VIA DE CNH” e aguardar para em seguida você preencher os seus dados na requisição online e escolher o Detran mais próximo para receber o seu novo documento. Após isto, você deve aguardar entre 3 a 5 dias úteis após a solicitação da Requisição Online, para ir presencialmente até o Detran-PI pegar sua CNH nova sem a necessidade de agendamento.
LINK DO REQUERIMENTO: http://srv.detran.pi.gov.br/renach/aplicativos/app/requisicoesonline/
TAXA DE SEGUNDA VIA DE CNH: http://taxas.detran.pi.gov.br/cnh/index.jsf
2. Ou poderá solicitar por meio do agendamento pelo nosso site o atendimento para “Segunda via de CNH”, e indo presencialmente até o Detran-PI no dia e horário marcado portando um Boletim de Ocorrência (B.O) sobre a causa da perda, junto com o comprovante da taxa de “SEGUNDA VIA DE CNH” paga, bem como munido de seus documentos pessoais como RG,CPF e se necessário o Comprovante de Residência. Após isto, você deve aguardar entre 3 a 5 dias úteis para ir presencialmente até o Detran-PI pegar sua CNH nova sem a necessidade de agendamento.
Os prazos para a entrega de CNH nas Ciretrans do interior podem ser diferentes.
Saiba como realizar a sua mudança de PPD para CNH permanente
Você condutor sabia que pode agilizar a sua mudança de Permissão Para Dirigir (PPD) para CNH Permanente de forma simples e fácil por meio da internet? Por meio da Requisição Online que fica localizado na página inicial do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), no endereço www.detran.pi.gov.br.
Passo-a-passo:
1. Você deve emitir a taxa de pagamento de “CNH Permanente” que se encontra em nosso site (http://taxas.detran.pi.gov.br/cnh/index.jsf ) e realizar o pagamento da mesma para então prosseguir com os próximos passos.
2. Algumas horas após o pagamento você deve realizar a Requisição Online que se encontra na página inicial do site do Detran-PI (http://srv.detran.pi.gov.br/renach/aplicativos/app/requisicoesonline/) preenchendo seus dados pessoais bem como o local aonde você deseja receber a sua nova CNH Permanente.
3. Após a solicitação, você deve respeitar o período de 3 a 5 dias úteis (capital) após a solicitação feita pela requisição online para que a CNH esteja pronta, e você possa ir buscar diretamente ao posto de atendimento do Detran-PI que foi escolhido, sem a necessidade de agendamento.