Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jeová como vice de Sílvio mexe ao mesmo tempo com JVC e Fábio Novo

A decisão antecipada de Sílvio também abala o discursos sobre o legado de Firmino Filho

19/03/2024 às 08h39

A escolha de Jeová Alencar (Republicanos) como vice de Sílvio Mendes (União Brasil) teve força suficiente para pautar a política nessa segunda-feira (18), como não poderia ser diferente, mas também de mexer com as estratégias das pré-campanhas de João Vicente Claudino (PSDB) e Fábio Novo (PT). Ao antecipar o vice, Sílvio empurra JVC para ser mesmo candidato pelo partido tucano – ele analisava a possibilidade de ser o vice da chapa. Uma vez a candidatura própria do PSDB mantida, Fábio Novo poderá ver o apoio já declarado do diretório estadual da sigla se derreter. O discurso de Sílvio sobre o legado de Firmino Filho também será abalado com a composição de Jeová devido a participação desse na eleição de Dr. Pessoa e a derrota de Kléber Montezuma, nome escolhido por Firmino. 

Críticas

Sílvio Mendes recebeu críticas ásperas de aliados nos bastidores. Primeiro, pelo nome de Jeová, e, segundo, pela forma unilateral que a decisão foi adotada. O vereador Ismael Silva, por exemplo, se queixou publicamente. O pré-candidato do Novo, Tonny Kerley, que até então evitava críticas ao pré-candidato do União Brasil, classificou a manobra como a velha política dando a cara.  

Tio de um lado, sobrinho do outro

Marcelo Castro e Humberto Filho - (Reprodução / instagram ) Reprodução / instagram
Marcelo Castro e Humberto Filho

Humberto Filho, sobrinho do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, se filiou nessa segunda-feira (18) ao MDB, do senador Marcelo Castro. Ele busca uma indicação de vice-prefeito na chapa que será encabeça por Paulo Martins (PT) na disputa pela prefeitura de Campo Maior. Humberto, porém, não tem o apoio do tio. No município, o Progressistas vai abrigar a reeleição de Joãozinho Félix. 

Bolsonaristas no Progressistas I

A jornalista Samantha Cavalca se filiou ao Progressistas nessa segunda-feira (18) para disputar vaga na Câmara Municipal de Teresina na eleição de outubro. A filiação acontece após o PL no estado ficar sob o comando do vereador Leonardo Eulálio. Apoiadora do ex-presidente Bolsonaro, ela diz ter divergências ideológicas com Sílvio e Jeová, mas defende que a chapa é que representará o antipetismo na eleição da capital.

Bolsonaristas no Progressistas II

A filiação de Samantha confirma a tendência antecipada pela coluna de o Progressistas abrigar as candidaturas de nomes ligados ao movimento bolsonarista em Teresina. Decidiram se filiar ao partido também o jornalista Petrus Evelyn, que deixou o Novo, o vereador Ismael Silva e Daniel Pereira. Todos eles são contrários a Jeová Alencar na vice de Sílvio, mas mantêm apoio ao ex-prefeito. 

Dica cultural

A coluna deixa uma dica para quem for passar pelo Teresina Shopping nos próximos dias. Acontece na Praça de Eventos 1 a exposição Batalha do Jenipapo, no mês de que celebra os 201 anos do principal confronto armado pela Independência do Brasil. O destaque é para a obra “Depois que o home lutou”, uma acrítica sobre tela de 40 cm x 60 cm de autoria da artista Lídia Bulgari.