O caso do litígio de terras entre o Piauí e o Ceará pode ser definido em 2025. O deputado estadual Gil Carlos (PT) disse, nesta segunda-feira (3), que, após o recesso do Poder Judiciário e Legislativo, as autoridades devem se debruçar novamente sobre a questão.

LEIA TAMBÉM
De acordo com o deputado, essa é uma pauta importante para os dois estados e deve ser resolvida de forma mais célere. Ele destacou que o relatório apresentado pelo Exército aponta que o Piauí está fundamentado em documentos legais e robustos.
“É claro que nós vamos buscar o entendimento, porque, segundo o próprio relatório do Exército, o Piauí tem mais direito do que reclamou na sua ação originária, mais do que o dobro de área que é devido, é de direito do Piauí”, informou o deputado.
O parlamentar informou ainda que o governador Rafael Fonteles deve aguardar os resultados do Judiciário e acredita que ambas as partes devem sentar novamente para buscar um entendimento.
“Aquilo que é direito do Piauí deve ser reconhecido e deve ser recomposto, mas sem causar prejuízos maiores também à sociedade cearense. Então eu penso que o que o Estado pediu na sua ação originária de aproximadamente 2.800 quilômetros quadrados, é o que é devido e o que é possível ser reconhecido e sem causar maiores prejuízos ao Estado do Ceará, mas reconhecendo o bom direito do Piauí e do povo piauiense”, finalizou o parlamentar.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.