Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mamãe Noel morre aos 84 anos; figura virou tradição no Natal de Teresina

Nascida Maria Luzineide Veras Gomes Jales de Carvalho, ela ficou conhecida por abrir sua casa aos visitantes na época do Natal e apresentar uma vasta coleção de enfeites e presépios.

13/05/2020 10:40

A cidade de Teresina amanheceu mais triste na manhã desta quarta-feira, 13, pois Maria Luzineide Veras Gomes Jales de Carvalho de  84 anos, conhecida como Mamãe Noel, faleceu nesta madrugada. Dona Neide, era conhecida por abrir a sua casa para visitantes, no período natalino, para que pudessem apreciar a sua coleção de papai noel, santos e presépios.


Veja: Pelo 24º ano, Casa da Mamãe Noel encanta pelo ambiente natalino 


Nas redes sociais sua filha Dani Jales, lamentou a morte da mãe, "Perdi minha mãe. É a dor que eu nem sei explicar. Ela descansou, ela precisava descansar. E eu estou passando pelo pior dia da minha vida", disse.

 A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas a mamãe noel já estava problemas respiratórios há algum tempo. Em dezembro, o PortalODia.com fez uma reportagem na Casa da Mamãe Noel, onde a anfitriã já estava isolada em um dos quartos de sua casa, pois não podia fazer esforço físico, como conversar ou acompanhar os visitantes. 


Maria Luzineide Veras Gomes Jales de Carvalho de  84 anos, conhecida como Mamãe Noel, faleceu nesta madrugada - Foto: Arquivo O Dia

Na época, Mariléia Assunção de 54 anos, que trabalha há 5 anos na Casa da Mamãe Noel, contou que o natal do ano 2019 a decoração estava reduzida, mas que dona Luzineide Jales definiu o local de cada peça usada na decoração natalina naquele ano.

“Este é o primeiro ano que ela não participa da organização, ela está muito triste, ela diz assim ‘a minha missão é essa, quando disserem não abre a casa da mamãe noel, é por que não estou mais aqui’. Mas tudo sempre tem o toque dela, só não passa muito tempo aqui, por conta da poeira”, relata.

Mariléia disse ainda, que uma das grandes preocupações da Mamãe Noel era sobre o destino de sua coleção, quando ela não estivesse mais aqui. Então, ela já havia decidido que tudo seria doado para o Lar de Maria, onde seria montado um museu permanente. Ao todo são mais de 40 mil peças.


As mais de 40 mil peças que compunham o acervo da Mamãe Noel serão doadas para o Lar de Maria - Foto: Jailson Soares/O Dia

Ao final das entrevista uma repórter do PortalODia.com pediu para conhecer a famosa Mamãe Noel. No quarto, ela estava sentada cabisbaixa, com seus cabelos brancos que brilham de longe e olhar triste. Ao chegar perto e cumprimenta-la, ela disse em poucas palavras “estou presa aqui minha filha, mas com fé em Deus no próximo ano estarei melhor”, lamenta.

 Hoje, o Piauí perde um ícone da sua cultura, uma mulher que dedicou a sua vida a levar a magia do natal.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: