Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcas Inesquecíveis 2023: pesquisa escuta teresinenses para selecionar empresas; saiba como funciona

O questionário aplicado conta com 93 questões voltadas a descobrir quais marcas estão no “top of mind” da população

05/06/2023 às 14h32

27/09/2023 às 23h53

O Dia TV

O Marcas Inesquecíveis 2023 é o maior evento empresarial do Piauí. Em sua 10ª edição, o tema deste ano é “Conexão, Inovação e Futuro”. A partir de uma pesquisa realizada na cidade de Teresina, as marcas escolhidas pela população piauiense serão premiadas. O levantamento também tem como objetivo trazer uma percepção de mercado para que as empresas possam, cada vez, melhorar suas estratégias de marketing. 

Mas, como funciona essa pesquisa? O estatístico e sócio-proprietário do Instituto Piauiense de Opinião Pública, Batista Teles, explica que são entrevistados pessoas com 15 anos ou mais para a coleta de dados. A pesquisa é de metodologia quantitativa e ocorre na zona urbana da cidade. “As pessoas são entrevistadas em seus próprios domicílios. Elas são abordadas e convidadas a participar da pesquisa. Praticamente todos os bairros de Teresina são pesquisados. Desde o bairro classe A à classe C”, destaca o estatístico.

Estatístico Batista Teles - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Estatístico Batista Teles

As empresas são conduzidas por uma equipe de seis pessoas, composta por pesquisadores e supervisores. Conforme relata Batista Teles, o questionário conta com dados sobre faixa estaria, sexo e perfil socioeconômico e demográfico. Além disso, há uma listagem de 93 produtos e serviços que objetivam compreender qual a marca que está no “top of mind” dos consumidores, ou seja, aquela que é mais lembrada pelas pessoas.

O questionário é ditado em celular e, à medida que as entrevistas são feitas, são armazenadas em um aplicativo do Instituto de Amostragem. A pergunta básica que levanta o top of mind é: ‘Quando se fala em determinado produto, qual é o primeiro nome que lhe vem à cabeça?’.

“Isso é um fator importante na construção de uma marca. Para quem trabalha nas empresas essa lembrança é muito importante, pois você não vai atrás de um produto que você não conhece e não lembra”, destaca Batista Teles.

Outro questionamento feito aos entrevistados é o seguinte: “Qual é a marca ou empresa piauiense do seu coração?". Vale ressaltar ainda que os pesquisadores são treinados para não sugerir ou induzir qualquer tipo de resposta durante as entrevistas, a fim de que as respostas sejam autênticas e realmente correspondam à realidade.

Com edição de Nathalia Amaral
VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo