A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participará da solenidade de inauguração da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa na próxima sexta-feira (28). A agenda da ministra no Piauí foi confirmada pelo governador Rafael Fonteles (PT), que ressaltou a importância da presença da chefe da pasta da Saúde na abertura da maior maternidade do Nordeste.
“Recebi a confirmação de que a Ministra Nísia virá a inauguração da maternidade, além do ministro Wellington Dias. O presidente Lula não virá neste momento, estamos aguardando uma nova data, mas ele enviará a representante da saúde para essa inauguração da maior maternidade pública do norte e nordeste do Brasil”, disse.
A solenidade de inauguração da nova maternidade, que está localizada na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Morada do Sol, na zona Leste, acontece às 8h da sexta-feira.
Etapas de funcionamento
De acordo com o Governo do Piauí, nessa primeira fase irá funcionar os serviços ambulatoriais e administrativos. Já no mês de outubro, a maternidade passa a funcionar com sua capacidade máxima.
A nova Evangelina Rosa contará com 293 leitos, sendo 174 de enfermaria; 30 de UTI Neonatal; 30 de UTI Neo Intermediária (UCINCO); 15 leitos UCINCA – Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 6 leitos de Observação Pronto Atendimento e 12 leitos de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). Ao serão, mais de 20 especialidades.
A estrutura vai abrigar ainda 6 salas de Centro Cirúrgico, e 3 salas do Centro de Parto Normal (CPN) e cartório de registro civil.