Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Município de Cocal bate marca de R$ 1 milhão em produção de mel

A gestão busca agora a implantação do Sistema Municipal de Inspeção para logo depois avançar para outras legalizações.

30/05/2023 às 17h10

26/09/2023 às 06h06

O município de Cocal, no Norte do Piauí, apresentou crescimento na cadeia de produção do mel e se tornou um dos principais polos de exportação. No ano passado, segundo dados da Fruta Mel, a cooperativa dos produtores do município, as exportações bateram a marca de R$ 1 milhão.

O prefeito Nonatinho do Sindicato comemorou o avanço da produção. Em entrevista nesta terça-feira (30), ao programa O Dia News, da O Dia Tv, o gestor comentou os investimentos que foram realizados para proporcionar o crescimento da produção. A extração do mel dentro dos padrões da vigilância sanitária é um dos exemplos.

“Estamos preparados, em Cocal, para a cadeia do mel. Construímos três casas para a extração do mel dentro da instrução, dentro dos padrões do ministério, com toda a sanidade necessária e hoje pode receber o selo de inspeção para a venda desse mel”, disse.

Prefeito Nonatinho do Sindicato - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Prefeito Nonatinho do Sindicato

Nonatinho do Sindicato destacou que é preciso novos avanços para potencializar ainda mais a cadeira produtiva. Ele pontuou que a gestão busca agora a implantação do Sistema Municipal de Inspeção para logo depois avançar para outras legalizações. A apicultura no município conta com apoios do Sebrae e Codevasf.

“Nossa luta é para legalizar a produção do mel, haja vista que hoje temos uma produção em grande escala. O mel de Cocal é totalmente silvestre. Não temos nenhum tipo de aditivo, nenhum tipo de alimentação artificial. Cocal tem uma florada diversificada durante todo o ano. Além da florada de inverno, temos a florada de verão”, finalizou. 

Mais sobre: