Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, embaixadora da União Europeia discute sobre inovação e hidrogênio verde

Marian Shuegraf destacou que o Piauí está inserido agora nas discussões sobre o setor de energia limpa, com foco, principalmente, no turismo sustentável e o hidrogênio verde.

27/03/2024 às 18h03

27/03/2024 às 18h03

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Shuegraf, esteve na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quarta-feira (27), para discutir com os parlamentares piauienses investimentos nos setores de inovação e hidrogênio verde (H₂V) no estado. A visita foi acompanhada pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT).

Na ocasião, a embaixadora conferiu de perto os trâmites iniciais da nova comissão da Alepi voltada para acompanhar o tema sobre energia limpa e recursos renováveis. Para ela, o debate na Casa é importante para estreitar sobre o assunto entre a população e o Poder Legislativo estadual.

No Piauí, embaixadora da União Europeia discute sobre inovação e hidrogênio verde - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
No Piauí, embaixadora da União Europeia discute sobre inovação e hidrogênio verde

Importante sair um pouco do eixo Rio - São Paulo e incluir parlamentares de outras regiões para termos conhecimento das várias realidades que o Brasil tem e estreitar os laços com parlamentos de todo o país

Marian ShuegrafEmbaixadora da União Europeia no Brasil

Ela destacou, ainda, que a partir de agora o Piauí está inserido nas discussões sobre o setor de energia limpa, com foco, principalmente, no turismo sustentável e o hidrogênio verde.

Produção de hidrogênio verde no Piauí terá investimentos da União Europeia - (Divulgação/Governo do Piauí) Divulgação/Governo do Piauí
Produção de hidrogênio verde no Piauí terá investimentos da União Europeia

“A União Europeia tem cooperação com o Piauí na infraestrutura. Nós queremos expandir muito a cooperação com estados que são ambiciosos como o Piauí, sobretudo na sustentabilidade, com energias renováveis”, cita a embaixadora.

O presidente da Comissão Especial do Piauí, deputado Francisco Limma (PT), afirmou que irá acompanhar os projetos e investimentos realizados no estado, bem como a participação do parlamento europeu e piauiense para a troca de experiências no que tange a legislação ambiental. “Essa possibilidade de conhecer e aprimorar as leis para a nossa realizada é muito importante. Essa troca de ideias será primordial”, relatou.

Após agenda na Alepi, a embaixadora Shuegraf seguiu para o Palácio da Cidade, sede do Executivo teresinense, para um encontro com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e seu secretariado. Logo após, ela esteve no Palácio de Karnak para se reunir com o governador Rafael Fonteles.

Fonteles destacou a importância do encontro e ressaltou a cooperação entre o Brasil, Piauí e a Europa no desenvolvimento sustentável.

Rafael Fonteles e Marian Shuegraf - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Rafael Fonteles e Marian Shuegraf

“A recepção da embaixadora no nosso gabinete e a posterior reunião com a Green Energy Park refletem o avanço e o aumento das possibilidades de cooperação. Estamos felizes em ver o progresso dessas parcerias não apenas com empresas, mas também com governos e a própria União Europeia”, disse o governador.

A embaixadora da União Europeia segue nesta quinta-feira (28) para a cidade de Parnaíba, litoral piauiense, onde irá conhecer a área portuária do Piauí e a Zona de Processamento de Exportações do Estado (ZPE).

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, irá acompanhar a embaixadora durante a visita ao litoral piauiense. “Ela quer conhecer o futuro sítio do projeto e constatar, in loco, o que está sendo construído. A partir disso, munida de informações, ela enviará relatórios à União Europeia”, finalizou o gestor.

Investimentos da União Europeia

Em novembro do ano passado, presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, o apoio da União Europeia para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Ursula von der Leyen afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V e destacou a capacidade de geração de energia da usina. “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil. Este novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia”, disse a executiva.