Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novembro deve ter chuvas, mas com temperaturas beirando os 40ºC no Piauí

Previsão climatológica diz que precipitações pluviométricas devem se tornar mais comuns em todo o Estado a partir da metade do mês de novembro.

01/11/2023 às 10h46

O mês de novembro deve contar com chuvas, mas com temperaturas próximas da casa dos 40º. Esta é a previsão da climatologia para o Piauí para o mês que se inicia hoje (1º). O Portal O Dia conversou com a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Situação da Semarh. De acordo com a especialista, as chuvas começarão a cair primeiramente nas cidades do Sul do Estado.

Novembro deve ter chuvas, mas com temperaturas beirando os 40º no Piauí - (Isabela Lopes/ODIA) Isabela Lopes/ODIA
Novembro deve ter chuvas, mas com temperaturas beirando os 40º no Piauí

Algumas chuvas já começaram a cair no extremo sul do Estado, como em Corrente. Com o decorrer do mês, as chuvas vão agregar outras cidades do Piauí, no sul. As primeiras chuvas têm como características serem intensas, rápidas e com a incidência de ventos consideráveis

Sara Cardosocoordenadora da Sala de Situação da Semarh

Já na região Centro-Norte e Norte do Estado, as chuvas só devem se tornar mais frequentes a partir da segunda quinzena de novembro, ficando mais recorrentes aqui para a região da capital e o norte do Piauí. Com a ocorrência de precipitações pluviométricas, a umidade do ar deve aumentar, reduzindo um pouco a temperatura.

Porém, ainda de acordo com a climatologia, vai ser recorrente as temperaturas próximo dos 40º, especialmente na região do Sudoeste do Estado, em cidades como Picos, Oeiras, Alvorada do Gurguéia e até Floriano.

Sol em Teresina. - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Sol em Teresina.

Mesmo com chuvas, é recomendado manter cuidados com a exposição ao sol

Segundo o Inmet, mesmo com uma melhora na umidade do ar, as temperaturas elevadas exigem alguns cuidados. Veja baixo algumas instruções do órgão:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).