Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O combustível do futuro: você sabe o que é o hidrogênio verde?

Em todo Brasil, observa-se uma crescente mobilização para atrair investimentos no setor de Hidrogênio Verde

03/12/2023 às 17h24

Nos últimos meses, o hidrogênio verde (H2V) tem se destacado cada vez mais como tema em discussão. Em todo Brasil, observa-se uma crescente mobilização para atrair investimentos nesse setor, especialmente na região nordeste. No Piauí, por exemplo, a empresa europeia Green Energy Park firmou um acordo para investir cerca de R$ 50 bilhões na produção de H2V. 

A expectativa é que a produção de hidrogênio verde nas terras piauienses tenha início em 2026. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou que os projetos devem ser concluídos até o final do próximo ano, permitindo que o H2V produzido no estado seja exportado para outros continentes.

Você sabe o que é o hidrogênio verde? - (Divulgação/Governo do Piauí) Divulgação/Governo do Piauí
Você sabe o que é o hidrogênio verde?

No início deste mês, o Parque de Produção de Hidrogênio Verde que deve ser construído na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba recebeu a licença ambiental prévia emitida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A previsão é que até 2027, a produção de hidrogênio verde no Piauí contribua para a geração de até 10 mil empregos.

A ascensão do termo "hidrogênio verde" em nosso dia a dia tem suscitado questionamentos sobre sua definição. Afinal, o que é o hidrogênio verde e como ele é produzido? Quais são os benefícios associados a essa tecnologia e por que os estados nordestinos estão direcionando esforços para atrair investimentos nessa área? O Portal O DIA responde esses questionamentos a seguir:

1. O que é o hidrogênio verde?

Considerado o combustível do futuro, o Hidrogênio Verde (H2V) é semelhante ao gás natural, carvão, diesel e à gasolina. Todavia, enquanto esses são combustíveis fósseis e liberam carbono, contribuindo para o aquecimento global, o hidrogênio, quando queimado, produz apenas vapor d'água, não poluindo o meio ambiente. Ele é chamado de "verde" quando é produzido com energia limpa, como solar e eólica, o que o torna ambientalmente amigável.

2. Como ocorre a produção de hidrogênio verde?

A produção de hidrogênio verde envolve o uso de eletricidade renovável, geralmente gerada por painéis solares ou turbinas eólicas. Esse processo, chamado de eletrólise da água, separa as moléculas de água (H2O) em oxigênio e hidrogênio. O hidrogênio resultante é então capturado e armazenado para uso em diversas aplicações.

Como o hidrogênio verde é produzido? - (Reprodução/FAPESP) Reprodução/FAPESP
Como o hidrogênio verde é produzido?

3. Quais são os benefícios do hidrogênio verde?

  • Sustentabilidade: o hidrogênio verde é produzido sem emissões de carbono, contribuindo com o meio ambiente.
  •  Versatilidade: pode ser utilizado em diversos setores, como transporte, indústria e geração de energia, substituindo combustíveis fósseis e contribuindo para a descarbonização.
  • Geração de emprego: no caso do Piauí, a produção de H2V irá movimentar a economia, gerando oportunidades de trabalho e agregando valor à comunidade. Além disso, contribuirá para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. 

4. Por que o Nordeste é mais viável para sua produção?

A região Nordeste do Brasil possui uma abundância de recursos renováveis, como ventos fortes e muita luz solar. Essas condições são ideais para a geração de eletricidade renovável necessária para a produção de hidrogênio verde. Por isso, estados como o Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, além do Piauí, estão em busca de investimentos no setor.

As extensas áreas de terra e litoral da região nordestina oferecem um enorme potencial para a instalação de parques eólicos e usinas solares, tornando a produção de hidrogênio verde economicamente viável.