Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Os caminhos para a direita em Teresina

Nomes com expressiva votação em 2022 precisarão de estratégias bem definidas se quiserem, verdadeiramente, chega na Câmara

07/03/2024 às 08h05

A eleição 2024 pode apresentar surpresas positivas para o movimento de direita em Teresina. Os números da disputa proporcional de 2022 apontam para isso. Petrus Evelyn e Samanta Cavalca, por exemplo, estivem no top 5 dos candidatos a deputado estadual mais votados na capital. Para federal, chamou atenção os 12 mil votos de Ana Fidelis. Alinhados a Jair Bolsonaro, eles já demostraram potencial. A expressiva votação, no entanto, não garante a eleição. Será necessária uma estratégia partidária bem definida, norteada pela matemática da legislação eleitoral, para garantir sucesso no pleito. 

Dois caminhos

O PL, de Bolsonaro, nas mãos de aliados de Dr. Pessoa, não necessariamente é prejudicial para o movimento. Pelo contrário. Se tornará mais fácil aglutinar essas forças em menos partidos. União Brasil, Progressistas e Novo se tornam o caminho natural deles. A coluna apurou que o partido de Sílvio Mendes não aceitará nomes ligados a Bolsonaro, já que o esforço é distanciar o ex-prefeito do ex-presidente. Restará, portanto, Progressistas e Novo. 

De Brasília para Batalha

Patrícia Vasconcelos em Batalha  - (Divulgação) Divulgação
Patrícia Vasconcelos em Batalha

Patrícia Vasconcelos, atual secretária Nacional da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, irá se afastar do cargo nos próximos dias para oficializar sua pré-candidatura à prefeitura de Batalha, no Norte do Piauí. Ex-secretária de Agricultura Familiar do Governo do Estado, ele disputará o cargo pelo...PT. Ela tem intensificado agenda e anunciou a inauguração do instituto de identificação digital no município.

1,2,3 valendo

A janela partidária abre hoje e encontrará muitas incertezas na base do prefeito Dr. Pessoa. Tem nome de vereador que consta na lista de dois partidos. Outros, porém, não são aceitos em nenhuma sigla. Nos corredores da Câmara, comenta-se que há nome graúdo da política na capital que está com fichas de filiações de dois partidos. Como o prazo segue até dia 5 de abril, reviravoltas, certamente, ocorrerão. O próprio prefeito ainda não se decidiu. 

O 05 de Bolsonaro

O senador piauiense Ciro Nogueira, do Progressistas, está mesmo empenhado em garantir uma vaga de vice na chapa que representará o bolsonarismo em 2026. Ele assinou ontem, juntamente com mais 14 senadores, o pedido de impeachment da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, por crime de responsabilidade. A alegação do grupo bolsonarista é de que a ministra não respondeu no prazo requerimentos aprovados pelo Senado. 

Mais um

A pré-candidatura de Dr. Hélio a prefeito de Parnaíba deverá receber a declaração de apoio de Zé Filho nos próximos dias. O ex-governador esteve no final do mês passado no Palácio de Karnak com Rafael Fonteles e alinhou a adesão. No último final de semana se reuniu com o Dr. Hélio. Esse é o quarto nome que sai da corrida eleitoral em Parnaíba para dar passagem ao candidato de Rafael. Rubens Vieira, Flaviana Veras e Hilder Moção fizeram o mesmo movimento. 

Antes tarde do que...

As 144 famílias que moram em áreas de risco de alagamentos no Residencial Torquato Neto, na zona sul de Teresina, poderão pedir a rescisão de contrato junto às construtoras e à Caixa Econômica Federal (CEF). A decisão a 5ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). O Torquato Neto, construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida, é exemplo da falta de planejamento sério do programa.