Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes na fila da regulação para cirurgias no Piauí terão que atualizar cadastro

Os pacientes terão 10 dias para fornecer informações pessoais atualizadas

16/08/2023 às 10h42

26/09/2023 às 06h50

Os pacientes que estão na fila da regulação a espera de cirurgias eletivas terão que realizar a atualização cadastral a partir desta quinta-feira (17). A medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) dará o prazo de 10 dias para que as pacientes informem seus dados atualizados.

De acordo com o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a necessidade da atualização foi aprovada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite. Ele explicou que os municípios serão convocados para colaborar com o procedimento.

Cirurgia eletiva - (Divulgação / Sesapi) Divulgação / Sesapi
Cirurgia eletiva

“Desde o início do programa Saúde em Dia, notamos que alguns pacientes não estavam sendo localizados, mesmo após diversas tentativas de contatos, pelos telefones deixados em nossos hospitais. E com a intenção de atender toda a população, que necessita dessas cirurgias, estamos contando com a colaboração dos gestores municipais para a atualização do cadastro dos seus moradores que estão na fila da regulação estadual”, disse.

O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, comentou que com os dados dos pacientes atualizados será possível fazer com que a fila da cirurgia tenha mais celeridade e possa ser zerada, assim como já aconteceu em seis hospitais do estado.

 “Nosso objetivo é atender toda a população que está na fila, e só conseguimos com as informações atualizadas, pois muitas pessoas acabam mudando de telefone, com frequência e não voltam aos hospitais para informar. E com isso chegar a meta do nosso programa de zerar a fila de cirurgias eletivas, o que seis unidades de saúde do estado já conseguiram”, afirmou Antônio Luiz.