Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pátio do Porto Piauí, em Luís Correia, ficará pronto em 90 dias, diz governo

O pátio do Porto terá área de 5 hectares e estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos

22/03/2024 às 11h01

22/03/2024 às 11h01

O Governo do Piauí divulgou um balanço do cronograma de execução das obras no Porto Piauí, em Luís Correia. De acordo com o órgão a pavimentação do pátio e a sede administrativa ficarão prontos em 90 dias. No local também está sendo construído o Terminal Pesqueiro de Luís Correia que será inaugurado provavelmente no segundo semestre.

O pátio do Porto terá área de 5 hectares e estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos, além de cargas especiais, como de indústria, de escavadeira e de equipamentos mecânicos em geral. “As obras estão seguindo um cronograma pré-determinado, sem interrupções”, explica a presidente do Porto Piauí, Maria Cristina.

Inauguração da primeira etapa do Porto Piauí será nesta quarta (13) - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Inauguração da primeira etapa do Porto Piauí será nesta quarta (13)

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado está executando a terraplanagem do Terminal Pesqueiro, que, quando estiver pronto, vai permitir as atividades de processamento dos pescados. O TPLC será o primeiro dos terminais a ser entregue, devido ao impacto que terá na economia de Luís Correia.

O Governo do Estado estima que 30% da população do município será beneficiada diretamente com o terminal pesqueiro, já que três a cada dez habitantes do município estão envolvidos com a atividade de pesca. O terminal deve estar funcionando em pleno vapor em dezembro de 2025.

Imagem da inauguração do Porto PIauí - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Imagem da inauguração do Porto PIauí

O Porto Piauí foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles no dia 13 de dezembro de 2023, após mais de 40 anos de espera. O investimento foi de mais de R$ 100 milhões na primeira etapa, cuja principal obra foi a dragagem da água do Rio Igaraçu, permitindo que o porto receba embarcações com comprimento de 60 metros e calado de 7 m.

Trecho do pátio do Porto - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Trecho do pátio do Porto