Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: anabolizantes irregulares são apreendidos em raio-x dos Correios

A venda de anabolizantes para uso humano é estritamente regulamentada, exigindo uma prescrição médica ou odontológica para comercialização.

21/03/2024 às 15h50

21/03/2024 às 15h50

Uma carga de anabolizantes foi apreendida pela Vigilância Sanitária do Piauí, nesta quinta-feira (21), no qual seriam supostamente consumidas de forma irregular em várias localidades do país. A apreensão do material foi realizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).

Segundo a Vigilância Sanitária, dez volumes postais contendo anabolizantes foram apreendidas pelos Correios. O material foi identificado após passar pelo raio-x da empresa, que acusou o material suspeito. Informações dão conta, ainda, de que os principais destinos dos anabolizantes seriam os municípios de Bom Jesus, Capitão de Campos, Teresina e Timon, no Maranhão.

AnabolizantAnabolizantes comercializados de forma irregular são apreendidos no Piauíes  - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
AnabolizantAnabolizantes comercializados de forma irregular são apreendidos no Piauíes

A diretora da pasta estadual, Tatiana Chaves, destacou que a comercialização de anabolizantes é feita via controle farmacêutico e/ou de drogarias, principalmente pelo produto ter substâncias que podem afetar os seres humanos.

A comercialização desses medicamentos, especificamente, é feita mediante a retenção de uma via das receitas de controle especial nas farmácias e drogarias, portanto, nenhum medicamento de controle especial pode ser comercializado pela internet

Tatiana ChavesDiretora da Divisa

Diante disso, todos os anabolizantes apreendidos pela Vigilância Sanitária foram listados no Termo de Apreensão e serão inutilizados por uma empresa de resíduos licenciada pelo Governo do Estado para essa finalidade. A empresa fará o recolhimento dos produtos junto a pasta estadual e, posteriormente, realizará a incineração dos medicamentos.

Venda de anabolizantes

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 344/98, medicamentos como anabolizantes estão sujeitos a um rigoroso controle especial. Sua venda para uso humano é estritamente regulamentada, exigindo uma prescrição médica ou odontológica para comercialização.

Essa medida visa garantir a segurança e a saúde da população, evitando o uso indiscriminado e os potenciais riscos à saúde associados aos anabolizantes. O papel dos profissionais de saúde, especialmente médicos e dentistas, é crucial não apenas na prescrição adequada desses medicamentos, mas também na orientação sobre seus efeitos colaterais e na monitorização dos pacientes durante o tratamento.