Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí lidera alta de empregos na construção civil; veja vagas

Ao todo, foram exatas 4.322 carteiras de trabalho assinadas durante esse período, sendo 1.386 apenas em Teresina.

21/02/2024 às 16h19

21/02/2024 às 16h19

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o Piauí teve um crescimento de 19,08% na geração de novos empregos formais de trabalho na construção civil em 2023. Com isso, o Estado teve o maior aumento percentual de crescimento na região Nordeste no número de trabalhadores se comparado com o ano de 2022. Veja as vagas disponíveis no final da matéria.

Segundo o levantamento, o Piauí saltou de 22.652 em 2022 para 26.974 postos de trabalho no ano passado. Ao todo, foram exatas 4.322 carteiras de trabalho assinadas durante esse período, sendo 1.386 apenas em Teresina.

Piauí lidera alta de empregos na construção civil; veja vagas - (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil
Piauí lidera alta de empregos na construção civil; veja vagas

O Caged informou, ainda, que os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba foram os únicos estados que apresentaram crescimento superior a 10%. Nacionalmente, o crescimento foi de trabalhadores formais no setor foi de 6,57%, onde foram gerados 158.940 novos postos de trabalho com carteira assinada. Este é o sexto ano consecutivo que o setor da construção civil registra resultados positivos no seu mercado de trabalho.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, destaca que mesmo com os indicadores positivos é fundamental haver investimento no setor nos âmbitos sociais e humano.

Somos um setor fundamental para movimentar a economia e devemos ter foco na produtividade, competitividade e sustentabilidade

Guilherme FortesPresidente do Sinduscon Teresina

PIB industrial

A construção civil é responsável por 48,4% do PIB industrial no Piauí, evidenciando que é um setor estratégico para a economia estadual.

A expectativa do setor, conforme Fortes, é que, a partir de agora, sejam retomadas obras paradas e que ocorra a contratação de mais de 2 milhões de moradias até 2026 em todo o país.

“São mais empregos que impulsiona a economia nacional. Isso faz com que sejam mantido o número de pessoas com carteira de trabalho, porque não tem número melhor do que as pessoas trabalhando e levando dignidade às famílias. O setor tem um crescimento sólido e contínuo. E assim se consegue manter as pessoas que estão trabalhando e treinar novas pessoas para ingressar no mercado de trabalho”, concluiu Guilherme Fortes.

Vagas disponíveis

Na indústria da construção civil, uma variedade de profissionais desempenham papel crucial para dar vida aos projetos arquitetônicos. Desde pedreiros até engenheiros, esses profissionais trabalham em conjunto para construir e renovar estruturas. Pedreiros, carpinteiros, eletricistas e muitos outros desempenham funções vitais, cada um contribuindo com suas habilidades específicas para garantir o sucesso de cada empreendimento.

Confira a seguir as vagas disponíveis no Sistema Nacional de Empregos no Piauí (SINE):

  • Eletricista - 1 vaga;
  • Eletrotécnico - 1 vaga;
  • Encarregado de obras - 1 vaga;
  • Engenheiro civil - 1 vaga;
  • Mecânico de manutenção de máquinas industriais - 1 vaga;
  • Operador de acabamento (fundição) - 1 vaga;
  • Pedreiro - 1 vaga;

Clique aqui e veja as vagas disponíveis no SINE

Com edição de Nathalia Amaral.