Um pequeno rapaz de nove anos, residente de Capitão dos Campos (PI), foi reconhecido como uma das crianças mais talentosas do mundo. Heitor Luiz, que tem uma paixão intrínseca pela astronomia, se tornou a primeira criança piauiense a receber o prêmio da International Star Kids Awards, plataforma que reconhece prodígios infantis de todo o globo.
O reconhecimento reforça ainda mais sua paixão pela ciência. A mãe do menino, Jessica Mari, explica que seu filho sempre gostou de explorar assuntos que envolvem o cosmos. “O Heitor é muito inteligente, já fez diversos cursos. Ele não brinca como as outras crianças, gosta de estudar e aprender sobre astrologia e ciência”, comenta a mãe.
O jovem astrônomo também recebeu o título de cientista cidadão, concedido pela NASA. Recentemente, o menino foi informado pela própria entidade que ele descobriu três asteroides em participação no programa de caça asteroides desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a NASA.
LEIA TAMBÉM
Apaixonado por astrofotografia, Heitor Luiz também faz fotos incríveis de corpos celestes em nosso céu noturno. Esse tipo especializado de fotografia permite revelar constelações, planetas e galáxias que, muitas vezes, são invisíveis a olho nu.
O amor por astrologia e ciência espacial fez com que Heitor começasse um projeto para compartilhar seu telescópio, adquirido há apenas alguns meses, com outras crianças. O projeto de observação telescópica iniciou no dia 30 de agosto e reuniu diversas crianças, que puderam observar mais de perto um evento astronômico especial: a superlua.
Agora, sua família busca meios para arrecadar fundos para que ele possa participar da cerimônia de premiação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Brasília, em outubro deste ano, onde receberá uma medalha em reconhecimento às suas contribuições excepcionais para a ciência espacial e astronomia.
Pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com o pequeno astrônomo por meio de seu Instagram (@heitorlastronomia), onde ele compartilha seu conhecimento sobre a ciência espacial.