Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Penal: Governo publica autorização para concurso no Piauí; veja vagas

Caberá à Secretaria de Justiça (Sejus) a realização do concurso público, estabelecendo as normas e os procedimentos para a seleção dos candidatos,

22/02/2024 às 09h21

22/02/2024 às 09h40

O Governo do Piauí publicou, no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (21), um decreto estadual que autoriza a realização do concurso público para a Polícia Penal. Ao todo, serão 200 vagas destinadas ao ingresso de candidatos no curso de formação, além da formação de cadastro reserva dos classificados. Confira a divisão de vagas no final da matéria.

Polícia Penal: Governo publica autorização para concurso no Piauí; veja vagas - (Divulgação/Sejus) Divulgação/Sejus
Polícia Penal: Governo publica autorização para concurso no Piauí; veja vagas

Segundo as informações, caberá à Secretaria de Justiça (Sejus) a realização do concurso público, estabelecendo as normas e os procedimentos para a seleção dos candidatos, observando as diretrizes da legislação vigente. O concurso público foi estabelecido em cinco fases.

O decreto estadual entrou em vigor a partir da data de sua publicação e ficou acordado ainda que o edital para o provimento das 200 vagas na Polícia Penal do Piauí deverá ser publicado em até oito meses.

Divisão de vagas

O documento publicado no Diário Oficial do Estado detalha ainda sobre a divisão de vagas do certame da Polícia Penal. As vagas reservadas a candidatos negros e/ou pardos são em consonância a Lei Estadual nº 7.626, de 11/11/2021. Confira as vagas:

Concurso Polícia Penal do Piauí - (Divulgação/Governo do Piauí) Divulgação/Governo do Piauí
Concurso Polícia Penal do Piauí

Reformas e novas unidades prisionais

Em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia TV, o secretário de Justiça Cel. Carlos Augusto destacou obras de reestruturação em unidades prisionais do Piauí, bem como a construção de novas penitenciárias no âmbito estadual.

"Por determinação do governador Rafael Fonteles, estamos reconstruindo a penitenciária Vereda Grande, são 204 e passarão a ser 408 vagas; a penitenciária de Picos, a Irmão Guido, a Major César, uma nova unidade em Buriti dos Lopes com 306 vagas, bem como o governador nos autorizou e está em processo de licitação uma nova unidade de presos temporários em Altos com 804 vagas", ressaltou o secretário.