A uma semana do Corso de Teresina, a maior festa com desfile de carros enfeitados do mundo, o Jornal ODIA traz uma série de reportagens sobre diversos temas, como fantasias, cuidados com a alimentação e ingestão de bebidas alcoólicas, além de detalhes do percurso. E, na edição de hoje (13), serão abordadas dicas de segurança para o folião aproveitar a festa sem preocupação.
Para garantir que o público tenha toda tranquilidade durante a folia, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informa que 790 policiais dos mais diversos comandos, como da Cavalaria, Rone, Força Tática e Ciptran, irão atuar no policiamento ostensivo do Corso.
Sábado, cerca de 200 mil pessoas devem lotar a Avenida Raul Lopes (Foto: Elias Fontinele/O Dia)
O comandante geral de Operações da Polícia Militar do Piauí, coronel Alberto Menezes, explica que o Corso inicia um dia antes, ainda na concentração dos veículos que irão desfilar. “Os policiais já ficam a postos no dia anterior, na Avenida Marechal Castelo Branco, onde os caminhões começam a se concentrar e estacionar no sábado. Além disso, o policiamento será dividido em três turnos, o primeiro sendo de 8h às 15h, ainda na preparação, que é na parte que ficará isolada; o segundo é durante a tarde, no evento, e o terceiro é da meia noite até amanhecer”, explica.
Posto de policiamento
Alguns pontos da Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, ficarão isolados, exatamente para garantir que o folião tenha um espaço seguro para transitar. Os pontos serão sinalizados com balões, facilitando a visibilidade. Além da Ponte da Primavera, as pontes Estaiada e Juscelino Kubistchek também serão isoladas parcialmente e, nesses locais, policiais farão revista e repassarão orientações aos foliões. Outro trecho que será isolado é o balão próximo ao Shopping Riverside.
Ao dar dicas de segurança para o carnaval, coronel aconselha o folião a pegar táxi (Foto: Arquivo O Dia)
“Iremos instalar 20 elevados, que são plataformas de 1,5m, onde os policiais ficarão em cima e terão uma visão mais ampla do espaço. Isso facilita que ele tenha uma melhor percepção do que está acontecendo, inclusive em pontos mais distantes. Isso também facilita a patrulha e a comunicação entre os demais postos, principalmente com o posto de comando, que ficará localizado no estacionamento da Ponte Estaiada”, disse.
Nesses pontos estarão reunidos policiais militares, civis, equipes do Samu e Corpo de Bombeiros. Vale ressaltar que esses balões de identificação terão uma iluminação direcionada e altura de fácil visualização do folião, podendo ser visto de diversos pontos do corredor da folia
Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia