Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores da Uespi fazem assembleia para decidir sobre fim da greve

Categoria se reuniu ontem com representantes do governo e chegou a um acordo sobre a concessão de reajuste de 17% escalonado.

05/03/2024 às 09h49

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que estão em greve desde o início de janeiro, se reunião em assembleia na manhã desta terça-feira (05) para deliberar sobre o fim do movimento paredista. A reunião vem após um encontro com representantes do governo em que foram discutidas propostas de acordo para encerrar a paralisação e retomar as aulas na instituição.

Entre os pontos que ficaram acertados na reunião entre trabalhadores e Governo está a concessão de reajuste salarial para os servidores no valor de 17% escalonado em três anos. A média é de aumento de 5,35% ao ano, conforme já havia sido anunciado pelo governador Rafael Fonteles (PT). Os reajustes devem ser concedidos em 01 de maio de 2024, 01 de maio de 2025 e 01 de maio de 2026.

Professores da Uespi fazem assembleia para decidir sobre fim da greve - (Foto: Reprodução/UESPI) Foto: Reprodução/UESPI
Professores da Uespi fazem assembleia para decidir sobre fim da greve

Em contrapartida, os professores se comprometeram a repor as atividades que tiverem sido perdidas no período em que durou a greve.

Foi discutido durante a reunião também o arquivamento do Projeto de Lei Complementar do Governo que altera o Plano de Cargos e Salários, Carreiras e Remuneração dos professores da Uespi. Por solicitação da Associação dos Docentes da Uespi (ADCESPI), essa questão só voltará a ser conversada após um estudo sobre o regime de trabalho dos professores com participação da entidade.

O que diz o acordo

A sessão ocorrida na noite de ontem (04) foi conduzida pelo desembargador Agrimar Rodrigues. Durante o encontro, governo e professores acordaram a retomada imediata das aulas na Uespi, o reajuste de 17% para a categoria com pagamento escalonado em três parcelas, estabelecimento de novo calendário acadêmico com previsão de reposição das aulas perdidas, devolução em folha suplementar dos valores descontados dos salários dos professores durante a greve e o compromisso com a ampliação das bolsas de pesquisa e extensão para os docentes.

Para o secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, acordo foi considerado satisfatório. “Todas as negociações foram conduzidas de forma transparente e colaborativa, visando chegar a um consenso quanto ao que é reivindicado e ao que pode ser atendido”, afirmou o gestor.

Reunião entre professores e governo terminou com assinatura de acordo - (Divulgação) Divulgação
Reunião entre professores e governo terminou com assinatura de acordo

Fim da greve

A greve dos professores da Uespi ainda não chegou ao fim de fato, mesmo após o fechamento favorável da reunião ocorrida na noite de ontem (05). A Associação dos Docentes explicou que, legalmente, o movimento só poderá acabar após a assembleia prevista para acontecer nesta manhã (05) e que, muito embora o acordo já tenha sido assinado por ambas as partes, os professores ainda devem debater os termos dele.