Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Programa prevê contratação de 400 jovens aprendizes no Piauí; veja como participar

As oportunidades são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos, como meio de incentivo ao mercado de trabalho e aprendizagem profissional.

15/03/2024 às 16h58

A partir da próxima segunda-feira (18), piauienses poderão se inscrever para concorrer a uma das 400 vagas disponíveis do programa Oportunidade Jovem, promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Administração (Sead). As oportunidades são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos, como meio de incentivo ao mercado de trabalho e aprendizagem profissional. Confira o edital completo no final da matéria.

Programa prevê contratação de 400 jovens aprendizes no Piauí; veja como participar - (Agência Brasil) Agência Brasil
Programa prevê contratação de 400 jovens aprendizes no Piauí; veja como participar

Para participar, os interessados deverão acessar a plataforma virtual Gov.pi Cidadão, que também está disponível nas lojas de aplicativo, e preencher um questionário socioeconômico e anexar os documentos pessoais. O salário será de R$ 720 e as vagas serão destinadas para Teresina, onde os jovens deverão ser distribuídos para as secretarias estaduais, a depender a necessidade de cada pasta.

O secretário da Sead, Samuel Pontes, explica que as oportunidades do programa deverão proporcionar uma troca de experiências entre servidores estaduais com a nova geração de cidadãos piauienses.

“Faremos a combinação entre a geração virtual dos jovens atuais e a experiência dos servidores estaduais na prestação dos serviços públicos. Dentro das regras do aprendiz, o jovem vai participar de um processo de inclusão digital no dia a dia das rotinas do serviço público com a meta principal de assessorar e incluir digitalmente os servidores públicos para que a população seja atendida de forma bem mais inclusiva e, também, sem se desconectar da era digital”, explicou o secretário.

Clique aqui e confira o edital

Critérios para participar

Poderão ser admitidos no programa os jovens com idade entre 14 e 21 anos incompletos que estejam cursando, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental ou o ensino médio, na rede pública estadual de ensino. Todas as informações e edital do processo seletivo estarão disponíveis no site.

Ainda segundo as informações, a jornada de trabalho será de 20 horas semanais que serão divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, sendo que o horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares.

Com edição de Nathalia Amaral.