Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles busca parceria na Austrália para aprimorar extração de opala no Piauí

O governador pontuou que a visita é tida como crucial para conhecer de perto como os australianos realizam os processos necessários para a exploração da opala.

19/03/2024 às 16h05

Nesta terça-feira (19), o governador Rafael Fonteles está na Austrália, o último país da sua primeira viagem internacional, em busca da atração de investimentos e recursos para o estado. Uma das pautas discutidas no país é para a colaboração e alavancar do Piauí na indústria mineradora, em parceria com o governo australiano.

Segundo as informações, um fato importante dessa visita em busca de parcerias tem a ver com a extração da gema de opala. O Governo do Piauí busca firmar esse apoio com a Austrália para a extração da pedra preciosa, principalmente pelo país da Oceania ter experiência na exploração do minério.

Rafael Fonteles busca parceria na Austrália para aprimorar extração de opala no Piauí - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Rafael Fonteles busca parceria na Austrália para aprimorar extração de opala no Piauí

O governador pontuou que a visita é tida como crucial para conhecer de perto como os australianos realizam os processos necessários para a exploração da opala. Para ele, os conhecimentos adquiridos irão auxiliar na cadeia extrativista do minério em solo piauiense, em especial no município de Pedro II, cidade importante na extração da pedra preciosa.

Queremos garantir um aproveitamento, da melhor forma possível, das nossas minas em Pedro II. Queremos envolver a comunidade e a cooperativa. Tenho certeza de que vamos conectar empreendedores australianos e da nossa região

Rafael FontelesGovernador do Piauí

Na ocasião, Fonteles falou sobre a variedade de cores, formas e tamanhos de peças produzidas a partir da gema de opala. Segundo ele, a diversidade de peças produzidas com o minério pode representar um potencial econômico para o Piauí ainda inexplorado. "A cooperação com a Austrália abrirá novos horizontes para o setor de gemologia em nosso estado", ressalta o governador.

As declarações de Fonteles foram ditas durante visita ao Museu Nacional de Gemologia, Mantido pela Associação Nacional de Gemólogos da Austrália. O local representa uma ampla gama de profissionais da indústria, incluindo mineradores, comerciantes, artesãos e designers de joias. A oportunidade, tida como única, busca conhecer de perto a tradição e a expertise da exploração de opalas na Austrália, que remonta há mais de um século.

Opala do Piauí - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Opala do Piauí
Com edição de Ithyara Borges.