Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles irá encontrar com representantes da Shopee e Shein em Singapura

Fonteles se ausentará do cargo por 14 dias, saindo dia 08 de março e retornando ao governo dia 21 de março. Ele visitará a Índia, Singapura e Austrália.

06/03/2024 às 11h23

Após aprovação da Assembleia Legislativa do Piauí, o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, se afastará do cargo na próxima sexta (08) para cumprir agenda na Ásia e na Austrália. Dentre as pautas da viagem o gestor discutirá pautas econômicas, de tecnologia e inovação em políticas públicas. Fonteles se ausentará do cargo por 14 dias, retornando ao governo dia 21 de março e visitará a Índia, Singapura e Austrália.

De acordo com o projeto de resolução para o afastamento do Governador, a viagem começará no sul da Índia onde a comitiva visitará empresas que atuam na transição energética e outras de áreas como saneamento e telemedicina com a perspectiva de atrair alguns desses negócios para o Piauí. Já Na Austrália, o roteiro incluirá áreas como mineração, siderurgia e inovações em gestão pública e educação.

Governador Rafael Fonteles em visita ao porto da Croácia - (CCOM Governo do Piauí) CCOM Governo do Piauí
Governador Rafael Fonteles em visita ao porto da Croácia

Já em Singapura o Governador Rafael Fonteles conhecerá o modelo de escola técnica utilizado no país. Também há objetivos de abrir o setor têxtil piauiense para grandes multinacionais de e-commerce como Shein e Shopee e fortalecer laços por meio das estruturas portuárias.

A viagem do Governador tinha sido anunciada em janeiro pelo secretário de Governo, Marcelo Noleto.

Governador visitou 14 países

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou diversas viagens internacionais em seu primeiro ano de mandato. De acordo com Rafael Fonteles o objetivo das viagens é promover o estado no exterior, atrair investimentos e trocar experiências com outros países. As viagens foram focadas em três áreas:

Hidrogênio verde: O Piauí tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no setor.

Energias renováveis: O Estado também tem um grande potencial para a produção de energias renováveis, como solar e eólica. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir nesses setores.

Agronegócio: O Piauí é um importante produtor de grãos e carne. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no agronegócio piauiense.

Troca de experiências: Outro ponto defendido pelo governador nas viagens internacionais é a troca de experiências. No exterior o governador assinou memorandos nas áreas de segurança, observando a experiência praticada na Coreia do Sul, em Portugal, Espanha e Alemanha o gestor buscou aprendizado no setor de indústria de pesca e portos. Já nos Estados Unidos o governador assinou troca de conhecimento na área de educação.

O gestor visitou 14 países no último ano de 2023, veja a lista:

Europa:

Itália

Vaticano

Suécia

Inglaterra

Estônia

Portugal

Bélgica

Croácia

Espanha

Ásia:

Qatar

China

Japão

Coréia do Sul

Estados Unidos:

Nova York

Boston

Com informações Ascom Alepi