Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rio Parnaíba deve atingir cota de alerta nas próximas 12 horas

O dado é do Boletim de Alerta, do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, emitido na manhã desta sexta-feira (29)

29/03/2024 às 12h21

29/03/2024 às 12h21

O Rio Parnaíba, em Luzilândia, está em situação de Atenção devido seu processo de elevação. A cota atual do rio é de 4,94 m, acima da cota de atenção (4,00 m), devendo sofrer uma elevação para 5,02 m nas próximas 12 h, entrando em cota de Alerta (5,00 m). O dado é do Boletim de Alerta, do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, emitido na manhã desta sexta-feira (29).

Ainda segundo o boletim, nas demais cidades monitoradas a situação é de normalidade. O rio Marathaoan, na cidade de Barras, seguem em situação de alerta, apesar do quadro de recessão lenta, uma vez que não foram registradas chuvas significativas nas últimas 48 horas. O rio Longá também segue no quadro de recessão mais acentuado, mas continuando em cota de atenção.

Rio Parnaíba deve atingir cota de alerta nas próximas 12 horas - (Reprodução/SGB) Reprodução/SGB
Rio Parnaíba deve atingir cota de alerta nas próximas 12 horas

Em relação à Barragem de Boa Esperança, o Serviço Geológico do Brasil informa que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) vem praticando uma defluência em torno de 280 m³/s e a barragem está com volume útil de 79,93%.

Em Floriano (PI) e em Barão de Grajaú (MA), a cota atual do rio Parnaíba é de 2,57 m, portanto abaixo da cota de atenção (5,50 m), devendo manter-se praticamente em equilíbrio nas próximas 8 h, portanto mantendo a situação de normalidade e com cota de 2,54 m.

Nos municípios de Timon (MA) e Teresina (PI), o nível atual do rio Parnaíba é de 4,52 m, sendo prevista uma redução do nível para valores em torno de 3,12 m nas próximas 8 horas, mantendo-se em condição de normalidade.

Na cidade de Coelho Neto, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,11 m, em condição de normalidade. A previsão para as próximas 16 horas é de que o rio tenha seu nível reduzido e fique com valores em torno de 5,94 m, ainda em condição de normalidade.

Rio Parnaíba deve atingir cota de alerta nas próximas 12 horas - (Arquivo ODIA) Arquivo ODIA
Rio Parnaíba deve atingir cota de alerta nas próximas 12 horas

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho (3478900), localizada em Teresina, é de 3,97 m, devendo sofrer redução para valores da ordem de 3,32 m nas próximas 10 horas.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan, no momento, é de 3,96 m, em recessão lenta, quase equilíbrio, condição que deve perdurar nas próximas 8 horas, sendo provável que o rio apresente níveis próximos de 3,95 m, ainda em situação de Alerta.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,13 m, já abaixo da cota de Alerta (6,40 m). A tendência de momento é que o rio siga em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 6,10 m mantendo o estado atual de Atenção.

Tendo em vista o quadro atual, o SGB solicita que os órgãos de salvaguarda se mantenham de prontidão, acompanhando a evolução do quadro, especialmente na cidade de Barras.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.