Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba como bloquear o celular em caso de roubo e evitar mais prejuízos

O código PIN é uma ferramenta que permite bloquear e desbloquear o cartão SIM e adicionar uma camada extra de proteção aos seus dados.

10/08/2023 às 11h41

28/09/2023 às 08h22

Em um mundo cada vez mais conectado, onde o celular se tornou um item fundamental na vida das pessoas, a preocupação com a segurança dos dados se tornou um tema mais relevante do que nunca. Perder ou ter o celular roubado é uma situação preocupante. Perder ou ter o celular roubado pode ser um evento angustiante, mas existem medidas que podem ser adotadas para proteger as informações sensíveis e pessoais contidas no dispositivo.

Saiba como bloquear o celular em caso de roubo e evitar mais prejuízos - (Tânia Rego / Agência Brasil ) Tânia Rego / Agência Brasil
Saiba como bloquear o celular em caso de roubo e evitar mais prejuízos

Ativar o código PIN do aparelho celular é uma das formas mais seguras para proteger os dados e informações em caso de furto ou roubo. Por meio dessa ferramenta é possível bloquear e desbloquear o cartão SIM, adicionando uma camada extra de segurança em seus dados. Desta forma, toda vez que o usuário reiniciar o smartphone ou inserir outro chip em outro aparelho, o usuário precisará digitar o código.

Para proteger os dados e informações armazenadas no aparelho, basta seguir o passo a passo:

Ativação do código PIN no IOS:

- Toque em “Ajustes”, “celular” e depois em PIN do SIM”;

- Ative o PIN do SIM;

- Toque na chave ativa e insira o PIN da sua operadora. Caso não saiba o código PIN, consulte a página de atendimento de sua operadora. Toque em “OK”;

- Toque em alterar o PIN e insira quatro dígitos de sua escolha.

Ativação do código PIN no Android:

- Toque em “Configurações” e, logo após, em “senhas e segurança”;

- Toque em “Privacidade” e, depois, no cartão SIM que deseja ativar o PIN;

- Ative a chave “Bloquear chip” (azul quando ativa);

- Insira o PIN e toque em OK.

- Em seguida, toque em alterar o PIN e insira quatro dígitos de sua escolha.

IMEI

Outra forma é utilizar o código IMEI, que é uma identificação numérica único presente em todos os aparelhos que se conectam às redes de celulares, como smartphones, tablets e modem. É aconselhável pegar o número e anotar em um local seguro para que em caso de roubo ou furto, o aparelho possa ser bloqueado.

Siga o passo a passo para consultar o IMEI do aparelho:

- Abra a tela de discagem do celular e digite *#06#;

- O IMEI será exibido imediatamente;

Caso queira saber se o seu celular ou tablet possui restrição, você deverá procurar a Secretaria de Segurança Pública, ou ao Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

A Superintendência de Operação Integradas (SOI), está localizada na sede da SSP-PI, na rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão.

Já o NARRF está localizado na Rua Gov. Arthur Vasconcelos, 971, bairro Marquês, em Teresina. Caso seja identificado que o aparelho tenha restrição de roubo ou furto, em caso de devolução do aparelho, a pessoa não será indiciada por receptação.