Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Segunda morte por dengue no Piauí é confirmada em Bom Jesus

A primeira morte por dengue no Piauí foi confirmada semana passada também em Bom Jesus

15/03/2024 às 11h47

Na manhã desta sexta-feira (15), foi confirmada a segunda morte por dengue no Piauí. O caso foi registrado no município de Bom Jesus. O paciente era um homem de 51 anos e com comorbidades, residia na cidade. O primeiro óbito foi registrado na semana anterior, de um paciente de 26 anos.

Segunda morte por dengue no Piauí é confirmada em Bom Jesus - (Assis Fernandes/ O Dia ) Assis Fernandes/ O Dia
Segunda morte por dengue no Piauí é confirmada em Bom Jesus

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a incidência dos casos de dengue no município de Bom Jesus está alta, chegando a dois mil casos por cem mil habitantes. Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, alerta para a necessidade da identificação dos sintomas da doença.

"Há a necessidade de um retorno a esse município para trabalhar um ajuste nos aspectos clínicos dessa patologia. é necessário também que a gente alerte a esse município a vigilância epidemiológica para que sejam sensíveis em relação a ocorrência dos sintomas iniciais do caso para que realmente o paciente seja atendido", relata.

Até o momento, o Estado do Piauí notificou 3.057 casos prováveis de dengue, dos quais 1.651 foram confirmados, com 284 casos encerrados por critério laboratorial. No município de Bom Jesus, foram registrados 674 casos prováveis, dos quais 284 foram confirmados por critério laboratorial.

Está com suspeita de dengue? Veja quais medicamentos evitar

O alto índice de infecção pela doença em todo Brasil acende o alerta para a importância da prevenção, mas também do tratamento já que, em casos mais graves, a dengue pode evoluir e levar ao óbito. Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com duração de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dor no corpo e nas juntas, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Em entrevista ao O DIA, o médico infectologista Walfrido Salmito, diretor de Vigilância e Saúde da FMS, explicou que, para além dos cuidados básicos, como manter a hidratação, o paciente também deve ficar alerta e evitar certos medicamentos, especialmente porque algumas medicações podem aumentar o risco de sangramento e ocasionar um agravamento do quadro clínico, favorecendo o desenvolvimento de formas mais graves da doença. Entre os remédios que devem ser evitados estão: diclofenaco, nimesulida e o ácido acetilsaticílico, este último conhecido como aspirina.

“Em casos suspeitos ou comprovados de dengue devem ser evitados esses antiinflamatórios não-hormonais que são muito utilizados por parte da população. Também deve se evitar o ácido acetilsaticílico, como a aspirina, pelo risco de aumento de sangramento nesses pacientes”, afirma.

Vale lembrar que a automedicação pode ser perigosa, especialmente devido à contraindicação desses medicamentos. Por isso, é importante que, ao perceber os primeiros sintomas, o paciente procure um médico para diagnosticar corretamente a doença e ser avaliado quanto ao risco de desenvolver formas mais graves da dengue.

De acordo com o infectologista, no tratamento da dengue, a hidratação também é crucial, pois pode evitar consequências graves da doença. Por isso, ao surgirem os primeiros sintomas, o paciente já deve iniciar a ingestão de líquidos para evitar um quadro de desidratação.

Ações em casa pode ajudar no combate à dengue - (Foto: Assis Fernandes/O DIA) Foto: Assis Fernandes/O DIA
Ações em casa pode ajudar no combate à dengue

Como combater a dengue em casa

• não deixe água acumulada sobre a laje;

• jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc;

• guardar garrafas, para retorno ou reciclagem, emborcadas e em local em que não acumulem água;

• colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;

• não jogar lixo em terrenos baldios;

• manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

• manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito;

• manter bem tampados tonéis e barris d’água;

• encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente;

• lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;

• remover folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

• se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana;

• lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges