Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana do MEI no Piauí disponibiliza orientações para interessados em abrir seu próprio negócio; saiba mais

No Piauí, a iniciativa está aberta ao público de forma gratuita entre os dias 22 e 26 de maio em várias localidades do estado.

22/05/2023 às 12h12

27/09/2023 às 16h04

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) inicia nesta segunda-feira (22). O evento é organizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) e conta com uma série de atividades de capacitação, além de estimular a formalização de novos empreendimentos no estado.

Entre os dias 22 e 26 de maio, o Sebrae Piauí trabalhará, de forma gratuita, no fomento aos interessados que procuram sanar dúvidas sobre o mundo do empreendedorismo, em especial, ao MEI. Dentre os serviços disponíveis estarão a formalização de novos MEI’s, explicações sobre benefícios em ser Microempreendedor Individual, Declaração Anual do Simples Nacional, formas de empreender e muito mais.

 - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA

Quem explica é a gerente da Unidade de Relacionamento e Gestão do Atendimento do Sebrae no Piauí, Kelly Campelo.

“Nós estamos cheios de capacitações, palestras, cursos, oficinas, bate-papos, além do atendimento com parceiros do Sebrae e atendente do Sebrae consultores. Nós temos programação voltada para finanças, crédito, marketing, vendas, como planejar o seu negócio, como formalizar, então assim programação bem diversa, voltada para o empreendedorismo, para quem já é empreendedor ou pra quem ainda vai e quer empreender”, disse.

 - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA

Kelly Campelo dá detalhes ainda das várias vantagens sobre ser Microempreendedor Individual.

“O MEI vai ter um um CNPJ, então ele pode prestar serviço para outras empresas, pode tirar nota fiscal, pode ter funcionário com carteira assinada, tem direito a benefícios do INSS, além da regularização da sua empresa. Então são diversos os benefícios que são trazidos para quem tem uma formalização como o MEI”, explica.

Além disso, a gestora pontuou ainda acerca dos atividades prestadas pelo Sebrae Piauí que, dentre suas várias funções ao público, também possui como objetivo alavancar o empreendedorismo piauiense.

“Trabalhos tanto com orientações, como fazemos consultorias. Algumas são de forma gratuita, outras com subsídios. Temos palestras, cursos, oficinas, bate-papos, não só na semana do MEI que acontece de 22 a 26 de maio, mas durante o ano inteiro nós temos atendimento tanto nas nossas unidades regionais que é Teresina, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Floriano, mas também nós temos a parceria da sala do empreendedor com as prefeituras, que também fazem esse atendimento lá na ponta ao MEI”, destaca.

A diarista Josilene Lima Rodrigues esteve no stand da Semana do MEI em Teresina, localizado na Praça Rio Branco, Centro da capital. Ela relatou ao O Dia que possui uma sociedade com outra pessoa, mas que sempre tinha o interesse em saber mais detalhes em como ser MEI para que dessa forma pudesse abrir um empreendimento que fosse regido pela legalidade.

“Quero abrir meu próprio negócio, e aí eu fiquei interessada quando vi na televisão. Eu disse: ‘vou lá para eu saber mais informações’. Tenho interesse em abrir sobre faxina diária, pois sou eu e outra pessoa [...]. Acho muito importante isso [a Semana do MEI], por isso que eu vim até aqui para saber mais e como é que se pode avaliar essa questão do Sebrae que está sendo tão importante para nos ajudar”, pontuou.

 - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA

Na oportunidade, Kelly Campelo frisou ainda sobre uma das obrigações do MEI em prestar as devidas informações ao Governo Federal, forma essa que é feita através da Declaração Anual do Simples Nacional.

“Todo ano o MEI tem a obrigação de prestar contas para o Governo. Então a Declaração do Simples Nacional é dizer quanto foi o faturamento mês a mês, a junção dos 12 meses, isso é que vai compor a declaração”, relata.

Locais de orientação

Em Teresina, as atividades acontecerão na sede do Sebrae e na Praça Rio Branco, no centro das 08h00 às 17h00; na Praça da Vila Maria, bairro Vale Quem Tem, das 09h00 às 17h00, na zona leste; Praça do 8º Distrito do Dirceu Arcoverde, na zona sudeste da capital, das 09h00 às 17h00; no Ceasa, bairro Saci, na zona sul, das 07h00 às 13h00; e na Praça da Telemar, bairro Mocambinho, na zona norte, das 09h00 às 17h00.

Também serão realizadas capacitações e atendimentos nas Unidades Regionais do Sebrae em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. Além disso, cerca de 70 municípios atendidos pelo Sebrae de norte a sul, receberão palestras, oficinas, cursos e atendimento durante a Semana do MEI.

 - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA

Documentação para ser MEI

Para que o interessado possa abrir seu MEI, o Sebrae Piauí orienta que sejam apresentadas algumas documentações necessárias para formalizar o negócio, como documento de identidade com foto, CPF, comprovante de endereço com CEP e que possua o número do IPTU e título de eleitor.

Mais informações sobre a programação completa do evento podem ser obtidas no site www.pi.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae 0800 570 0800.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: