Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TJ-PI estuda lançar novo concurso para o cargo de juiz

Possibilidade de novo concurso foi ventilado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida.

27/03/2024 às 11h32

27/03/2024 às 11h32

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) deve lançar ainda em 2024 um novo concurso público para os cargos de juiz e de delegatários, que são os colaboradores do poder público. A informação foi confirmada pelo presidente do TJ-PI, Desembargador Hilo de Almeida. Segundo o magistrado, o edital pode ser aberto no segundo semestre deste ano.

Tribunal de Justiça do Piauí, TJPI - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Tribunal de Justiça do Piauí, TJPI

É possível que, no segundo semestre, nós tenhamos que abrir edital para um novo concurso de juízes e também de delegatários. Porque o concurso que está em vigência termina o prazo agora no dia 15 de abril. É provável que tenhamos, ainda na nossa gestão, que deflagrarmos esse processo

Hilo de AlmeidaPres. do TJ-PI
Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida

O presidente do TJ-PI falou ainda sobre os novos desembargadores que devem ser promovidos na próxima segunda-feira (1º), em Teresina. “O processo já está concluído e por esta razão é que foi colocado para a segunda-feira onde serão promovidos quatro desembargadores: dois serão promovidos pelo critério de merecimento e outros dois pelos critérios de antiguidade. Me parece que uns 10 desembargadores estão escritos. A lei prevê que somente aqueles que figuram no quinto, ou seja na quinta parte, é que tem legitimidade para concorrer”, detalhou Hilo de Almeida.

O anúncio ocorreu durante a inauguração do novo prédio da Corregedoria do TJ-PI, que funcionará na nova sede do Tribunal. O espaço é mais amplo e poderá abrigar o “Este prédio é da maior importância, porque nós temos aqui espaços confortáveis e temos condição de acomodar a Corregedoria. A Corregedoria tem como papel tratar exatamente da justiça de primeiro grau e como vocês estão acompanhando, o nosso poder judiciário do Piauí tem dado salto de qualidade na prestação. Receber essas novas instalações, é um fato muito importante”, destacou o Presidente do TJ-PI. 

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.