Teresina ganhou um novo espaço para emissão da nova carteira de identidade. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) inaugurou, nesta quarta-feira (23), uma nova sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, localizada na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Poeta Torquato Neto, no bairro Pirajá.

A unidade funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, oferecendo a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O espaço será integrado ao Núcleo Permanente Interdisciplinar de Direitos Humanos da Uespi e pretende atender tanto à comunidade acadêmica quanto à população em geral.
“A instalação no núcleo da Uespi facilita o acesso dos estudantes, professores e da população à nova CIN, que é a porta de entrada para mais de 500 serviços digitais oferecidos pelos governos estadual e federal”, afirmou o diretor do Instituto, Marcelo Mascarenhas.
Evandro Alberto, reitor da Uespi, comemorou a nova unidade, destacando-a como uma relevante parceria.
“Fizemos a solicitação ao secretário da Segurança, Chico Lucas, que prontamente atendeu a demanda. A unidade do Instituto está instalada no núcleo, o que reforça o compromisso da universidade com a promoção dos direitos humanos e o acesso à cidadania”, comentou.
A primeira via da CIN no Piauí é gratuita. Saiba como emitir a sua:
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário apresentar:
Documentos obrigatórios:
Certidão de nascimento ou casamento (atualizada com selo de verificação);
Comprovante de residência;
CPF.
Documentos opcionais:
NIT/PIS/PASEP, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homens) e cartão do SUS.
Pessoas com deficiência devem apresentar um laudo médico.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.