A professora doutora Nadir Nogueira venceu a consulta à comunidade acadêmica para a nova reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizada durante esta quarta-feira (15). Ela encabeçou a Chapa 2 (Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade), que tem como vice-reitor o pós-doutor Edmilson Miranda.
Pela primeira vez na história da universidade, a administração superior será gerida por uma mulher no quadriênio 2024 - 2028.
Conforme a apuração, a chapa escolhida já havia conquistado 6.647 votos de professores, técnicos administrativos e alunos, o que representa 48,30% da população acadêmica.
Ao todo, três chapas disputaram a reitoria da UFPI. Estavam aptos para participarem do processo eleitoral por meio de urnas eletrônicas quase 50 mil eleitores (47 mil estudantes vinculados a instituição, 1,6 mil professores e cerca de mil técnicos administrativos). Os dispositivos estavam distribuídos nos campi de Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, além de mais de 50 cidades polos EAD.
A Chapa 1 (Renovação com Autonomia e Humanidade), com candidata a reitora a professora Lívia Nery e candidato a vice-reitor o pós-doutor Welter Cantanhêde, conseguiu 3.228 votos, representando 34,85% da população votante.
A Chapa 3 (Juntos pela UFPI: Rumo a Novos Tempos), que teve a professora Flávia Lorenne como candidata a reitora e de vice o professor Viriato Campelo apareceu em terceiro lugar ao obter 1.364 votos, ou seja, 16,84% da preferência.
A partir de agora, o Conselho Universitário (Consun) formará a lista tríplice com as chapas com melhor votação e enviará para o Governo Federal escolher a nova composição da reitoria da UFPI.
Biografia
Nadir Nogueira é graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Titular do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População e Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: minerais e doenças crônicas não transmissíveis e doenças inflamatórias intestinais
(DII). Atua como docente permanente nos Programas de pós-graduação em Alimentos e Nutrição (mestrado e doutorado) e de Ciências e Saúde (mestrado) da Universidade Federal do Piauí.
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.