Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Valdecy Claudino morre em São Paulo aos 94 anos

A causa da morte não foi revelada pela família, o óbito foi confirmado ao Sistema O Dia por uma fonte ligada a família

28/01/2024 às 15h52

29/01/2024 às 11h29

Faleceu neste domingo em São Paulo o empresário Valdecy Claudino, aos 94 anos. Irmão de João Claudino, o empresário foi um dos fundadores do Grupo Claudino e morre quatro anos após o falecimento do irmão, ocorrido em 2020. A causa da morte não foi revelada pela família, o óbito foi confirmado ao Sistema O Dia por uma fonte ligada a família.

Valdeci Claudino era natural da cidade de Uiraúna, na Paraíba, filho de João Claudino e de Francisca Fernandes. Nasceu em 7 de março de 1929. Se casou com Ivone de Medeiros Claudino e era pai de quatro filhas, Gisele Claudino, Virgínia Claudino, Angélica Claudino e Vera Lúcia Claudino.

João Claudino ao lado do irmão Valdecy Claudino - (Reprodução ) Reprodução
João Claudino ao lado do irmão Valdecy Claudino

Iniciou a história de sucesso do Grupo Claudino nos anos de 1950, com o pioneirismo do irmão João Claudino Fernandes quando criaram o Armazém Paraíba em 1958, na cidade de Bacabal, no Maranhão.

Dez anos depois, com várias lojas abertas no Maranhão, foi inaugurada a loja Matriz, em Teresina, Piauí. O Paraíba deu origem a todos os negócios do Grupo Claudino, às indústrias de colchões, roupas e bicicletas, Agência de Comunicação e Publicidade, Construtora Gráfica Arley, Frigorífico, Frigo, Dio, Shopping Centers, a Financeira, Craft Shop, entre outros negócios.

Os irmãos Claudino, juntamente com o pai Joca Claudino, começaram produzindo colchões de forma artesanal na década de 1950, utilizando como enchimento a palha de bananeira para atender a demanda do Armazém Paraíba e como venda complementar de camas.