Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Curiosity fotografa seus rastros deixados no solo de Marte

O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012 com a missão de explorar durante dois anos a região marciana conhecida como Cratera Gale

15/07/2013 23:11

A NASA, agência espacial americana, divulgou uma nova imagem do jipe-robô Curiosity. A foto mostra os rastros deixados quando Curiosity deixou seu último alvo de estudos.

O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012 com a missão de explorar durante dois anos a região marciana conhecida como Cratera Gale. O objetivo é tentar descobrir se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se tem condições que preservaram os seus indícios.

A área que aparece na imagem é Glenalg. Os rastros observados no primeiro plano, à direita da imagem, foram deixados pelo Curiosity em passagem anterior pela área, quando se dirigia a região há sete meses.

No final de junho, Curiosity terminou sua investigação sobre sedimentos encontrados em Shaler e Glenelg. O jipe-robô encontrou indícios nestes locais de que Marte já teve características favoráveis à vida microbiana.

O destino final desta missão está a 8 quilômetros de onde Curiosity pousou em 2012. O jipe-robô ainda levará alguns meses para ser alcançado. O monte Sharp tem 5.500 metros de altura e fica no centro da Cratera Gale. Quando chegar ao Monte Sharp, Curiosity investigará como o ambiente do planeta evoluiu.

Fonte: Exame
Mais sobre: