Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Facebook monitora voz de usuários pelo microfone do celular, alerta hacker

O aparecimento de publicidades de produtos que o internauta tenha apenas citado em uma conversa com alguém comprovam o monitoramento

05/08/2016 12:20

Todas as pessoas que possuem o aplicativo oficial do Facebook no seu smartphone, tablet ou notebook têm as conversas monitoradas. E não se trata dos diálogos digitados ou de pesquisas feitas na internet, que motivam o aparecimento de publicidades na linha do tempo. O monitoramento em questão é da voz do usuário.

Tal realidade parece absurda ou apenas uma teoria da conspiração, mas pode ser comprovada frequentemente. Basta observar como aparecem publicidades de produtos que o internauta tenha apenas citado em uma conversa com alguém.

Segundo o hacker Lucas Aguiar, ao baixar o aplicativo oficial do Facebook e aceitar as Políticas de Privacidade, o usuário está concedendo permissão para o uso irrestrito do microfone. “Eles não admitem, mas existem provas de que escutam o tempo todo, com a desculpa de melhorar a relação dos usuários com a plataforma”, comenta Lucas.


Cobrir o microfone e a câmera do smartphone, notebook e tablet, ajudam a dificultar o monitoramento

Um teste foi feito pela professora universitária Kelly Burns, que ensina Comunicação em Massa na University of South Florida. Ela utilizou o microfone de seu smartphone para falar que estaria interessada em participar de um safari africano andando de Jeep. Não ouve pesquisa na internet, apenas o comentário próximo ao microfone e, cerca de um minuto depois, ela começou a receber na sua timeline publicidade e posts promocionais relacionados ao assunto citado.

Lucas explica que o monitoramento acontece através de algoritmos complexos, que convertem o áudio em informação interpretável por máquina. “Assim é possível saber o que as pessoas falam e utilizar isso para aprimorar as propagandas”, alerta, acrescentando que o problema pode ser ainda maior. “Assim como utilizam para fins comerciais, podem muito bem utilizar para ajudar governantes opressores”, completa o hacker.

Até agora não foram descobertas formas de evitar o monitoramento de voz, mas existem métodos para dificultar o acesso a algumas informações. Um deles, de acordo com Lucas Aguiar, é cobrir o microfone e a câmera dos aparelhos. Outro é não baixar o aplicativo oficial do Facebook no smartphone, bem como preferir o Firefox como navegador, que é menos invasivo.

O hacker lembra ainda que o Google e Facebook estão no mesmo patamar em relação ao monitoramento. “Não podemos descartar também o Whatsapp e o Instagram, que são da mesma empresa. Todos esses aplicativos usam dados do dispositivo”, conclui.


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: