Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Angelim é o bairro mais populoso de Teresina, diz IBGE

Conforme o IBGE, o Angelim concentra 5% da população de Teresina e a quantidade de gente vivendo neste bairro é superior à população total de pelo menos 215 municípios piauienses

21/11/2024 às 15h11

21/11/2024 às 15h11

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (21) a densidade populacional dos bairros de Teresina obtida através do Censo Demográfico 2022. Os números revelam que a capital piauiense possui 123 bairros formalmente reconhecidos e o mais populoso de todos é o Angelim, na zona Sul da cidade, onde vivem 43.056 pessoas. O Angelim concentra 5% da população de Teresina e a quantidade de gente vivendo neste bairro é superior à população total de pelo menos 215 municípios piauienses.

Angelim é o bairro mais populoso de Teresina, diz IBGE - (Reprodução/Maps) Reprodução/Maps
Angelim é o bairro mais populoso de Teresina, diz IBGE

Depois do bairro Angelim, o segundo bairro mais populoso de Teresina é o Itararé, que possui 31.840 habitantes. Os outros bairros mais populosos são o Mocambinho, com 24.103 habitantes; a Santa Maria, com 21.914 habitantes; e o Parque Brasil, que tem 16.968 habitantes. Já os menos populosos são o bairro Santa Rosa, com nove habitantes; Redonda, com 72 habitantes; Livramento, com 339 habitantes; Santa Luzia, com 560 habitantes e Zoobotânico, com 587 habitantes.

O IBGE considera como bairros as divisões ou zoneamentos internos aos municípios e legalmente instituídos pelo poder municipal. No Censo 2022 ficou constatado que no Piauí, somente 25 municípios tinham leis de bairros. Em todo o Estado, o número total de bairros chega a apenas 477 sendo que a maioria está concentrada em Teresina, com 123. Em seguida, com bairros reconhecidos, aparecem Parnaíba (46 bairros), Floriano (40 bairros) e Piripiri (30 bairros).

Cidades como Ribeiro Gonçalves, Lagoa do Barro e Simplício Mendes possuem, respectivamente, somente cinco, três e dois bairros.

Bairro Vila Madrid, em Piripiri, tem a maior média de moradores por casa do Piauí

A média de moradores por casa no Piauí em 2022 era de 3,05 pessoas por domicílio. No entanto, o Censo Demográfico demonstrou que alguns bairros possuem uma média de moradores por domicílio maior que a observada para o Estado. É o caso da Vila Madrid, localizada em Piripiri, que registrou 5,20 pessoas por casa. A média é 70% maior que a indicada para o Piauí.

Na sequência ao Vila Madrid, entre os bairros de maiores médias de moradores por domicílio, aparece o bairro Santa Rosa, em Teresina, com uma média de 4,50 pessoas por domicílio; Setor Industrial, no município de Baixa Grande do Ribeiro, com 4,10 pessoas por domicílio; bairro Tabajaras, em Teresina, com 3,84 pessoas por domicílio; e o bairro Areias, no município de União, com 3,76 pessoas por domicílio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.