Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Base de Dr. Pessoa tem menos da metade de vereadores da Câmara; veja os números

Pelas estimativas dos aliados do Prefeito, Dr. Pessoa teria apenas 12 vereadores a seu favor no parlamento, 41% apenas. Porém, os números mostram um cenário diferente

11/04/2024 às 12h28

Passado o período da janela partidária, integrantes da base de Dr. Pessoa na Câmara Municipal de Teresina projetam que o chefe do executivo teria o apoio de menos da metade dos vereadores no parlamento. O prefeito sofre com uma debandada de ex-secretários e aliados que decidiram apoiar a pré-candidatura de Fábio Novo (PT).

Pelas estimativas dos aliados do Prefeito, Dr. Pessoa teria apenas 12 vereadores a seu favor no parlamento, 41% apenas. Porém, os números mostram um cenário diferente. Dos 29 parlamentares, 15 estão filiados em partidos da base de Fábio Novo, já Silvio Mendes tem ao seu lado cinco parlamentares vereadores, restando apenas nove vereadores no bloco de Dr. Pessoa, apenas 31% da Câmara.

Sessão da Câmara Municipal de Teresina que votou o orçamento nesta quarta (20) - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Sessão da Câmara Municipal de Teresina que votou o orçamento nesta quarta (20)

Os números evidenciam um cenário de dificuldades para o prefeito no parlamento, como avalia o vereador Luís André. Em se confirmando o cenário o prefeito teria dificuldades para aprovar até mesmo simples requerimentos. A nível de comparação, projetos de maior relevância, que é necessária a maioria qualificada, 20 votos, Dr. Pessoa teria que dobrar praticamente sua base para buscar dois terços na casa.

Um dos integrantes da base do prefeito, o vereador Luís André avaliou o cenário.

“Não sei quantos vereadores, acredito, 12,13 mas tem aqueles que são independentes que sempre estão votando conosco. Tem que ter 15 votos para maioria absoluta, alguns projetos são maioria simples, com menos vereadores, mas a gente está em conversação. Política é diálogo e mostrar que os projetos são o melhor para a cidade, é isso que os vereadores exigem do próximo líder do prefeito”, afirmou.

Luís AndréVereador de Teresina

Outro impasse quanto ao bloco de apoio ao prefeito é que ainda não foi definido quem será o novo líder com a saída de Antônio José Lira. A expectativa é que até a próxima semana o nome seja divulgado.

“O executivo está conversando nestes dois dias, eles vão definir quem é o líder. Quem for escolhido representará bem o prefeito e os vereadores mesmo na oposição pensam na cidade de Teresina acima de tudo e irão ajudar nos projetos benéficos para a cidade. Na próxima sessão de terça-feira o líder e o vice-líder será escolhido e vamos tomar uma decisão para o bem de Teresina”, afirmou Luís André.

Luís André, vereador de Teresina, demonstra preocupação com o cenário na Câmara - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Luís André, vereador de Teresina, demonstra preocupação com o cenário na Câmara

Quem apoia quem na Câmara ?

Apoiam Fábio Novo

1.      Joaquim Caldas (PT)

2.      Evandro Hidd (PDT)

3.      Fernanda Gomes (Solidariedade)

4.      Gustavo Carvalho (PT)

5.      Teresinha Medeiros (MDB)

6.      Venâncio Cardoso (PT)

7.      Enzo Samuel (PDT)

8.      Neto do Angelim (PV)

9.      Zé Nito (MDB)

10.  Deolindo Moura (PT)

11.  Dudu (PT)

12.  Luís Lobão (MDB)

13.  Elzuila Calisto (PT)

14.  Pollyana Rocha (PT)

15.  Vinício Ferreira (PSD)

Apoiam Dr. Pessoa

1.      Levino de Jesus (PRD)

2.      Luís Andre (PL)

3.      Leonardo Eulálio (PL)

4.      Valdemir Virgino (PRD)

5.      Allan Brandão (PRD)

6.      Renato Berger (PRD)

7.      Bruno Vilarinho (PRD)

8.      Markim Costa (PRD)

9.      Capitão Roberval (DC)

Apoiam Silvio Mendes

1.      Aluísio Sampaio (PP)

2.      Paulo Lopes (UB)

3.      Ismael Silva (PP)

4.      Edson Melo (PSDB)

5.      Thanandra Saraptinhas (Republicanos)

Câmara Municipal de Teresina - (Arquivo O DIA) Arquivo O DIA
Câmara Municipal de Teresina

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.