Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Briga entre vizinhos pode ter motivado assassinato no Torquato Neto, diz DHPP

Um homem morreu e a esposa e filha ficaram feridas após emboscada na madrugada desta sexta-feira (19).

19/05/2023 às 13h00

28/09/2023 às 12h35

O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Baretta, disse ao O Dia que um dos possíveis agravantes para a execução de Francisco das Chagas Acelino Aguiar (33) a disparos de arma de fogo teria sido uma recente briga de vizinhos. O homem foi executado na madrugada desta sexta-feira (19) no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina.

Segundo Baretta, no último sábado (13) Acelino e um vizinho tiveram uma briga nas proximidades e, desde então, vinha sendo ameaçado de morte. Diante disso, na madrugada de hoje (19), o pior aconteceu e o homem foi executado na frente da esposa e da filha, que também acabaram se ferindo na ação criminosa.

A vítima morreu no local - (Reprodução) Reprodução
A vítima morreu no local

“No último sábado ele teve uma discussão com o vizinho, foram inclusive as vias de fato. Esse vizinho ameaçou ele de morte, inclusive várias vezes foi até a casa dele e quando foi ontem, juntamente com outro indivíduo, efetuaram o que ele queria que era tirar a vida dele”, relatou.

Baretta pontuou ainda que, segundo populares, condôminos relataram que ouviram o chamamento de Acelino para fora da residência pelos acusados, mas que não obtendo retorno resolveram por invadir a residência e executar a vítima.

Caso será investigado pela Polícia Civil - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Caso será investigado pela Polícia Civil

“Ele estava recolhido no seu apartamento com a esposa e mais uma filha menor, quando os indivíduos bateram na porta chamando pelo nome dele para que ele abrisse e disse que não ia abrir. Dessa forma, arrombaram a janela e um dos indivíduos pulou, já com a arma em punho, efetuando disparos. Ele foi atingido com vários disparos no corpo e a esposa foi atingida na perna e a criança no pé”, disse Baretta.

Conforme o coordenador do DHPP, Acelino Aguiar não procurou ajuda policial para relatar as ameaças e que já possuía passagens pela polícia, mas que nos últimos tempos se afastou da criminalidade.

“Infelizmente esse rapaz, mesmo ameaçado, não procurou a polícia para o devido registro. Ele já tinha uma ficha criminal também. Quando menor ele já respondeu pelo crime de roubo e também quando maior já foi preso pelo crime de roubo e era usuário de drogas, segundo as informações [...]. Mesmo o rapaz tendo uma vida criminosa no passado, mas estava trabalhando”, frisou.

Por fim, Barretta destacou que a identificação do vizinho suspeito de ter realizado os disparos já foi confirmada. Além disso, a autorização para o referido inquérito policial foi autorizado a fim de dar mais detalhes sobre a dinâmica do crime.

O delegado competente vai instalar o inquérito e materializar a investigação para que a gente possa juntar os indícios para levar ao Judiciário e prender esse indivíduo porque ninguém pode tirar a vida de ninguém”, finalizou.

LEIA MAIS: Homem é morto a tiros e esposa e filha ficam feridas durante emboscada no Torquato Neto, Sul de Teresina

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: