Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Brizola' e irmão são presos acusados de extorsão e agiotagem em Teresina

Valdeci Lima, líder do Bonde dos 40 na Santa Maria, e o irmão, Valmir Lima, foram detidos em operação contra lavagem de dinheiro.

21/06/2024 às 08h50

21/06/2024 às 08h50

Valdeci Lima, mais conhecido como Brizola, foi preso, na manhã desta sexta-feira (21) em Teresina, acusado de crimes de agiotagem e extorsão mediante sequestro. Ele foi detido em uma operação do Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico) junto com seu irmão, o empresário Valmir Lima.

Brizola é apontado como sendo o líder da facção Bonde dos 40, na Santa Maria. Segundo a polícia, ele e Valmir mantinham uma estreita relação com o mundo do crime utilizando de extrema violência para praticar delitos como agiotagem, extorsão, estelionato, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

'Brizola' e irmão são presos acusados de extorsão e agiotagem em Teresina - (Reprodução) Reprodução
'Brizola' e irmão são presos acusados de extorsão e agiotagem em Teresina

O delegado Samuel Silveira, coordenador da Denarc, deu mais detalhes. De acordo com ele, as investigações que resultaram na ação de hoje começaram a partir de denúncias de receptação e acabaram levando a polícia até indícios de crimes como homicídio e extorsão. Ao todo, 17 pessoas já foram presas na operação, que cumpre 34 mandados judiciais.

“Há uma vinculação intensa com o líder maior do Bonde dos 40 na Santa Maria e seu irmão, o empresário conhecido como Rei do Tênis. Uma forte comunicação no que toca na parte de extorsão usando a agiotagem, mas tendo como cartão de apresentação esse irmão, que é mais conhecido como Brizola. Há indícios de provas de um planejamento de extorsão mediante sequestro”, explicou o delegado.

Coordenador do Denarc, delegado Samuel Silveira - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Coordenador do Denarc, delegado Samuel Silveira

De acordo com Samuel Silveira, Brizola e Valmir estavam planejando sequestrar um devedor caso ele não os pagasse e já tinham inclusive um cativeiro preparado para mantê-lo em cárcere privado. O crime não chegou a se concretizar. O empresário foi preso na Santa Maria em sua residência junto com o irmão.

No local a polícia apreendeu duas armas de fogo além de pelo menos quatro carros de luxo. Os veículos foram recolhidos para averiguação porque, segundo o delegado, podem ter sido adquiridos com dinheiro de origem ilícita.

Polícia cumpre 34 mandados contra crime de agiotagem em Teresina - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Polícia cumpre 34 mandados contra crime de agiotagem em Teresina

Os presos, bem como o material apreendido, foram encaminhados para a sede da Denarc. Também dão apoio na operação o Departamento de Repressão ás Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a Delegacia Especializada de Operações Policiais, a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec) e a Polícia Militar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.