Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara derruba dois vetos da Prefeitura de Teresina, mas Antônio José Lira nega derrota

A medida, analisada nos bastidores como uma resposta ao executivo, manteve dois projetos de vereadores da oposição

09/05/2023 às 13h50

28/09/2023 às 02h01

A Câmara Municipal derrubou na manhã desta terça (09) dois vetos da Prefeitura de Teresina que foram encaminhados ao parlamento. A medida, analisada nos bastidores como uma resposta ao executivo, manteve dois projetos de vereadores da oposição, Evandro Hidd e Vinicio Ferreira. Apesar da recomendação do líder do Prefeito, Antônio José Lira, pela manutenção da decisão do executivo, apenas seis vereadores votaram a favor do palácio da cidade.

O primeiro veto, referente ao PL 179/2022, de autoria de Evandro Hiid, impedia a proibição de cobrança de taxas ou valores superiores pelas instituições de ensino privadas de Teresina aos alunos com deficiência, o veto foi derrubado por 19 votos a 1. Já a segunda matéria vetava o ingresso de cães guia para deficientes visuais em locais de uso público ou privados de acesso público em Teresina. O projeto do vereador Vinício Ferreira foi mantido por 15 votos a 6. Com a decisão dos vereadores as duas matérias serão promulgadas pelo próprio parlamento e entrarão em vigor a partir da promulgação.

Sessão plenária desta terça (09) - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Sessão plenária desta terça (09)

Evandro Hidd valorizou o entendimento dos vereadores para manter os dois projetos. “É uma pauta de extrema importância para cidade e ainda bem que os companheiros parlamentares entenderam a importância da medida. A Câmara sempre foi uma casa independente, não era nem essa questão de ser contra a ou b, era sobre ser contra a população. Um tema importante como esse não deveria ser politizado como não foi”, afirmou.

Vereador Evandro Hidd - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Vereador Evandro Hidd

Já o líder do Prefeito, Antônio José Lira (REPU) negou que a baixa adesão à base do Prefeito tenha significado uma derrota. “De forma alguma foi uma derrota, o que houve foi uma questão do tempo, é um veto antigo, de 2022, aqui não foi uma queda de braço entre palácio e Câmara, nem entre situação e oposição. Na  verdade o que foi derrubado foi um entendimento com a casa e foi uma forma de proteger o próprio prefeito de Teresina”, finalizou. 

Líder do Prefeito Antônio José Lira (REPU) - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Líder do Prefeito Antônio José Lira (REPU)
Mais sobre: