Se os livros já têm a capacidade de levar os adultos para outro mundo, imagina com os pequenos? Partindo dessa premissa, a Fundação Octávio Miranda, que integra o Sistema O Dia de Comunicação, realizou, nesta terça-feira (24), uma tarde de lazer, leituras e brincadeiras para as crianças do Centro Educacional São Francisco de Assis e Irmã Consuelo. A entidade, que fica localizada na Vila São Francisco, zona Norte de Teresina, auxilia os pequenos com reforço escolar em várias disciplinas.
As crianças, com idade entre 4 e 12 anos, chegam ao projeto no início da tarde e podem ter auxílio de quatro professoras para solucionar tarefas rotineiras da vida escolar. Além disso, em parceria com a Paróquia São Paulo, elas recebem incentivos a fé católica, com introdução ao catecismo e outros sacramentos.
A professora Teresinha de Jesus ajuda as crianças no reforço escolar há cerca de 13 anos. Ela disse ao O Dia que foi chamada para atuar como voluntária e desde então nunca mais abandonou o ofício.
“Trazer eles para cá já os ajudam a retirá-los da rua. O projeto, que por sinal é ótimo, me ajudou também a crescer não só como professora, mas também como mãe. Eu vejo muitas mães dizendo ‘muito obrigado’. Espero que esse projeto continue por muitos anos ainda”, relatou.
O projeto ajuda pais e responsáveis que não têm onde deixar os filhos no contra turno escolar e que não possuem condições financeiras de arcar com um reforço. A empregada doméstica Aila Maria Pereira (33), mãe dos pequenos Lucas Vinícius (06) e Alexia Manoela (11), destacou o papel do Centro Educacional São Francisco de Assis e Irmã Consuelo como meio acolhedor infanto-juvenil.
“A minha menina estuda aqui desde seus quatro anos. Ela foi porta de entrada para meu outro menino. Eu indico o projeto para outras pessoas, pois é muito bom e as professoras são excelentes”, diz a moradora.
A fundadora e coordenadora do Centro Educacional, Maria da Conceição Salomão (63), relatou que o projeto comemora 30 anos de fundação em 2023, e que de lá até os dias atuais só fechou as portas em razão da pandemia de Covid-19. Ela ressaltou a importância de acolher os menores e, assim, ajudar no que for preciso.
A ação da Fundação Octávio Miranda buscou incentivar o hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade e reforçou a importância dos livros como meio de transformação social.
Na oportunidade, as crianças do Centro Educacional puderam também participar de várias brincadeiras e entrega de brindes e brinquedos. Com um sorriso no rosto, elas relatam que estavam felizes e que esperam poder participar de mais momentos lúdicos como esses.
Como ajudar o projeto social
Os interessados que desejam contribuir de alguma forma com o Centro Educacional São Francisco de Assis e Irmã Consuelo podem entrar em contato pelo (86) 99432-1754 e falar com a “Dona Ceiça”, como é carinhosamente chamada a fundadora da entidade. O projeto funciona das 13h às 15h30 e conta com quatro professoras que de dispõem, sem nenhum ganho real, a ajudarem as crianças com o reforço escolar.
O Centro Educacional São Francisco de Assis e Irmã Consuelo atende crianças de 4 a 12 anos, com reforço escolar até o quinto ano do Ensino Fundamental.
Fundação Octávio Miranda
A Fundação Octávio Miranda é uma instituição filantrópica vinculada ao Sistema O Dia de Comunicação. Ela está a frente de várias ações sociais no setor cultural, educacional, artístico e de comunicação.
Entre os principais feitos da fundação estão O Dia na Praça, Jovens Escritores, Seminários O Dia em Debate e também projetos sociais em vários momentos do ano, como o Dia das Crianças, Natal e outros.