Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Crianças sofrem lesão nos olhos após brincarem com espuma em festa em condomínio

Brinquedo que gerava a espuma havia sido alugado pelos pais das crianças em uma empresa de Teresina. Um dos meninos está temporariamente sem enxergar.

09/10/2023 às 12h26

Uma brincadeira que virou sofrimento. É assim que podem ser resumidos os últimos dias das crianças que acabaram desenvolvendo lesões nos olhos após brincarem com a espuma de um brinquedo durante uma festa infantil em um condomínio no bairro Vale do Gavião. O caso aconteceu no último sábado (07).

Um grupo de mães se juntou para alugar um canhão de espuma e animar a festa dos filhos em alusão ao Dia das Crianças. No entanto, a espuma liberada pelo brinquedo causou irritação nos olhos dos pequenos. No caso de um deles, Isac Melo de Sousa e Silva, 9 anos, a lesão foi tão agressiva que o menino perdeu a visão temporariamente e está sem conseguir enxergar.

Mãe se juntaram para registrar Boletim de Ocorrência na DPCA - (Maria Clara Estrêla/O Dia) Maria Clara Estrêla/O Dia
Mãe se juntaram para registrar Boletim de Ocorrência na DPCA

A mãe dele, Fátima Melo, se uniu com as outras mães e procurou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente para registrar um Boletim de Ocorrência contra a empresa responsável pelo brinquedo e exigir alguma reparação. Ela disse que já levou o filho em dois hospitais diferentes, mas não consegue chegar a um tratamento eficaz porque a empresa não informa sequer o produto químico usado para produzir a espuma do brinquedo.

“Eles falaram que usaram só xampu infantil, mas os médicos disseram que tinha mais produtos químicos nessa espuma. Desde sábado que meu filho não consegue abrir o olho. Os olhos dele estão como se estivessem corroídos por dentro, como se tivesse sido raspados, dilatou a pupila dele. Eu queria ao menos que dissessem que produto usaram para poder passarem o remédio eficaz”.

Fátima MeloMãe de Isac

Ela acrescenta ainda que Isac passa o dia chorando e reclamando de dor e ardor nos olhos. À reportagem de O Dia, o menino contou sobre o incômodo que vem sentindo. “Está doendo e ardendo muito e eu não consigo abrir os olhos. Só consigo ver mais ou menos só a luz do amanhecer”, disse Isac.

Fátima Melo e o filho, Isac, que perdeu temporariamente a visão - (Maria Clara Estrêl/O Dia) Maria Clara Estrêl/O Dia
Fátima Melo e o filho, Isac, que perdeu temporariamente a visão

Outra que também tem passado dias de sofrimento com os filhos é dona de casa, Ana Augusta Santos Menezes. Mãe dos pequenos Miguel, Júlia e Jhonatan, ela diz que os filhos também reclamavam de irritação nos olhos e que Júlia chegou a relatar que sua visão estava “branca demais” após brincar com a espuma do brinquedo.

“Ela começou a chorar dizendo que o olho ardia. O Miguel ficou com o olho tão vermelho que parecia que estava pegando fogo e ele dizendo que estava queimando. Procuramos a empresa e eles só nos enviaram um comunicado dizendo que usam somente produto neutro. Mas que produto neutro é esse que causa isso?”

Ana AugustaMãe de Miguel

As mães exigem algum pronunciamento da empresa sobre o ocorrido e cooperação nas investigações para que as crianças possam ter acesso ao tratamento correto para os problemas adquiridos.

 - (Maria Clara Estrêla/O Dia) Maria Clara Estrêla/O Dia

Empresa diz que testa todos os produtos antes do equipamento ser utilizado

A reportagem do Portalodia.com entrou em contato com empresa Aluga Toy The, que forneceu o canhão de espuma utilizado na festa. Em nota, a empresa disse que testa previamente todos os produtos utilizados no brinquedo e que realizou 22 eventos em Teresina sem qualquer reclamação antes do ocorrido no condomínio no Vale do Gavião.

A empresa acrescentou ainda que utiliza produtos de uma conhecida marca infantil de xampus e que todos estes produtos são neutros por recomendação do próprio fabricante do equipamento.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Ressaltando a importância e o cuidado que temos com os clientes e, principalmente, os seus pequenos, a Aluga Toy, por meio desta nota, vem esclarecer o incidente ocorrido recentemente relacionado aos nossos serviços de aluguel de brinquedos, mais precisamente o Canhão de Espuma.

Reconhecendo a importância e necessidade da transparência na relação com os clientes, gostaríamos de compartilhar alguns detalhes sobre o ocorrido e as medidas que estão sendo tomadas a fim de resolver a situação da melhor forma possível.

Ao dia 07/10/2023, durante um evento realizado no Condomínio Vilage Leste Onix, por volta das 18h00, algumas mães de crianças que participavam do evento relataram que seus filhos apresentaram incômodo nos olhos durante a brincadeira com o canhão de espuma.

Nessa oportunidade, importante esclarecer que os produtos utilizados no equipamento de espuma são NEUTROS, da marca Johnson's Baby Shampoo Para Bebê De Glicerina, produto utilizado, inclusive, por recomendação do próprio fabricante do equipamento.

Mesmo assim, sempre realizamos testes em todos os produtos antes da sua utilização, justamente pensando no bem estar e na saúde das crianças, já que a intenção da brincadeira é justamente a diversão delas COM RESPONSABILIDADE.

Bem verdade que, apenas à título de informação, apenas no mês de Setembro/2023 foram realizados 22 eventos em Teresina/PI nos quais NÃO HOUVERAM REGISTROS OU RECLAMAÇÕES de qualquer natureza sobre a espuma produzida pelo equipamento, sendo, inclusive, bem recomendado por todos os clientes após o uso.

Com isso, demonstra-se que o ocorrido aconteceu de maneira ISOLADA, o que irá facilitar a investigação sobre o que de fato aconteceu.

A Aluga Toy COMPREENDE e CONCORDA com toda a indignação dos clientes e, mais do que isso, PAIS E MÃES preocupados com os seus pequenos que estão sofrendo no que poderia ter sido apenas uma divertida lembrança.

Não mediremos esforços enquanto não apurarmos todo ocorrido, em respeito às crianças prejudicadas.

Nossa prioridade é garantir que nossos clientes tenham experiências maravilhosas e continuem tendo, motivo pelo qual estamos comprometidos em aprimorar cada vez mais os nossos serviços.

Agradecemos a compreensão e a paciência dos nossos clientes e parceiros durante este período.

Estamos comprometidos em fornecer o melhor atendimento e garantir que esse incidente seja resolvido da melhor forma possível.