Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa exonera Nouga Cardoso da Semec

Secretário já havia comunicado o prefeito de sua intenção de sair do comando da pasta do Educação; Reinaldo Ximenes, secretário executivo, assume interinamente.

24/02/2024 às 09h32

24/02/2024 às 09h32

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23) a exoneração de Nouga Cardoso, que estava no comando da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A exoneração vem após o próprio gestor anunciar a sua saída da pasta ao prefeito Dr. Pessoa, no dia 1° de fevereiro, por meio de uma carta aberta (ver abaixo). Consta ainda no Diário Oficial que Reinaldo Ximenes, secretário executivo, permanece interinamente à frente da Semec.

Secretário de Educação Nouga Cardoso é exonerado do cargo. - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Secretário de Educação Nouga Cardoso é exonerado do cargo.
Reinaldo Ximenes, s permanece como secretário interino da Semec. - (Tarcio Cruz / O DIA) Tarcio Cruz / O DIA
Reinaldo Ximenes, s permanece como secretário interino da Semec.

Na carta encaminhada à imprensa após a decisão de deixar o cargo, o secretário falou sobre o pedido de demissão.

Ao tempo em que cumprimento Vossa Excelência, aproveito do presente expediente para comunicar ao nobre Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a minha não disposição de continuar exercendo o honroso cargo de Secretário Municipal de Educação do Município de Teresina, a partir de 05 de fevereiro de 2024 (segunda-feira)

Nouga CardosoEx-secretário de Educação

“Neste ensejo, agradeço a confiança a mim depositada a já me colocando à disposição para fazer a transmissão do cargo a outro gestor escolhido por Vossa Excelência. Sem mais para o momento, despeço-me”, finalizou Nouga.

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ao saber do pedido de desligamento chegou a dizer que esperava uma mudança de posição de Nouga Cardoso.

O Nouga é um cidadão, preparado, qualificado, mas quando um sai tem outros no mesmo nível, ou melhor. Embora quero fazer um destaque que o Nouga é uma pessoa qualificada, focada, agora se ele quer sair nós vamos procurar um outro. Espero que ele e os companheiros dele revertam essa situação. Se ele mudar de ideia meu coração é bondoso, não tem rancor

Dr. PessoaPrefeito de Teresina

Nouga Cardoso na gestão de Dr. Pessoa

O gestor foi um dos principais aliados de Dr. Pessoa desde o início da gestão e é mais um secretário a pedir afastamento. A frente da Semec, Nouga conduziu os últimos anos da pasta e conseguiu bons resultados nos exames de avaliação do ensino básico. Além disso, ele deixou encaminhada a realização do concurso da Semec.

O certame deve contar com um total de 997 vagas entre cargos de nível superior e médio. As vagas ofertadas serão para pedagogo , psicopedagogo, professor 1° ciclo e 2° ciclo, técnico administrativo superior e Técnico administrativo médio

Reinaldo Ximenes e o prefeito Dr. Pessoa. - (Reprodução ) Reprodução
Reinaldo Ximenes e o prefeito Dr. Pessoa.