Desde a última sexta-feira (9) candidatos às eleições municipais de Teresina têm denunciado ataques de hackers em seus perfis oficiais nas redes sociais. Os candidatos relataram que as contas ficaram indisponíveis, na noite de quinta-feira (8) por algumas horas, e ao retornar, as interações ficaram indisponíveis.
LEIA TAMBÉM
Dentre os candidatos que relataram o problema estão: o candidato a prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e a candidata a vereadora Gessy Lima (PL). Quem passou por esta situação foi o deputado estadual Marden Menezes (PP).
A candidata Gessy Lima fez o registro do Boletim de Ocorrências na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática e garantiu que a situação será investigada por uma empresa de cibersegurança para identificar os autores.
“A internet não é terra sem lei! Fiz um Boletim de Ocorrências, porque tentaram me calar, me acusando de crimes que eu não cometi e como não conseguiram me calar e me derrubar, agora, estão tentando derrubar as minhas redes sociais. O meu Instagram tem várias camadas de segurança e consegui retomar o acesso, porém fiquei com várias restrições, não consigo fazer comentários nas postagens”, relatou.
Já a equipe do candidato Silvio Mendes, informou que a conta teria ficado fora do ar, mas que foi devidamente recuperada.
“Após acionamento do suporte, a conta voltou ao ar, porém com danos. A equipe de comunicação do candidato está reunindo as devidas informações para esclarecer o ocorrido e garantir que o problema não volte a acontecer”, disse a nota.
Perfil do deputado também atacado
O deputado Marden Menezes denunciou a situação via story do Instagram e informou que conseguiu recuperar o acesso e manter as funções disponíveis no perfil.
“Meu Instagram sofreu um ataque hacker. Por algum tempo ficou sem acesso e suspenso. Felizmente, seguindo a orientação da rede social, recorremos de forma imediata e conseguimos manter a integridade do perfil. Soubemos que isso aconteceu também com várias outras contas de pessoas de Teresina por volta do mesmo horário”, comentou.